domingo, 12 de janeiro de 2014

LANÇAMENTO OFICIAL DA PASTORAL DA COMUNICAÇÃO (PASCOM)

Foi lançada oficialmente a PASCOM em nossa Paróquia, na Missa deste domingo, 12, às 9h, na Matriz de São Sebastião. Abaixo, segue um texto com um breve histórico do trabalho e a explicação da logomarca.
“Entre as maravilhosas invenções da técnica [...], a santa mãe Igreja com especial solicitude acolhe e promove aquelas que de preferência dizem respeito ao espírito humano e abriram novos caminhos para a fácil comunicação de toda espécie de informações, ideias e ensinamentos. Entre essas invenções sobressaem os meios que, por sua natureza, são capazes de atingir e movimentar não somente os indivíduos, mas toda a sociedade humana, como a imprensa, o cinema, a rádio, a televisão e outras invenções deste gênero, que por isso mesmo podem ser chamadas: meios de comunicação social” (Decreto Inter Mirifica, do Concílio Vaticano II, 1).
Consciente da importância de tais meios, a Paróquia São Sebastião, de Barbacena, desde 01/10/1961 – data da fundação do jornal “FAMPAR” (Família Paroquial), pelo saudoso padre Leandro de Carvalho Matheus –, dedica-se brilhantemente à transmissão das verdades de fé e moral contidas nas Escrituras, na Tradição e no Magistério da Igreja até mesmo para fora dos limites da sua Família Paroquial. No ano de 2007, surgiu o blog paroquiasebastiaobarbacena.blogspot.com.br, e dele a ideia da fundação da PASCOM (Pastoral da Comunicação), em 2011, cujos trabalhos, embora ainda não oficializados, vêm sendo desenvolvidos de forma considerável pelos seus agentes.
Com o apoio dos padres Mauro Lúcio e Adelson Clemente, hoje, a Paróquia São Sebastião tem a alegria de oficializar os trabalhos da Pastoral da Comunicação, a qual tem por objetivo principal fazer com que “a fé cristã seja comunicada neste contexto de época, sem a abdicação dos valores éticos, morais e sociais que lhes são próprios”. O rosto da PASCOM – Paróquia São Sebastião será a logomarca acima, cujo significado será explicitado logo a seguir.
Entenda a logomarca:
1 A letra P faz alusão à Cruz (aste vertical vermelha e aste horizontal metade branca e metade cinza) e à Eucaristia (o meio círculo fracionado, à direita), dois dos grandes sinais que alicerçam (a razão do cinza na meia aste horizontal e no meio círculo) a fé cristã católica. As chamas, na parte inferior da aste vertical, mencionam a imprescindível ação do Espírito Santo nos trabalhos da PASCOM.
2 – A letra A, em formato de @, é o símbolo que evidencia a importância da evangelização, sobretudo nos dias atuais, através dos meios virtuais de comunicação. “A santa mãe Igreja sabe que esses meios, se retamente empregados, oferecem valioso auxílio ao gênero humano” (Inter Mirifica, 2).
3 – A letra S, ao lado do @, faz referência à letra inicial e ao martírio do nosso padroeiro, São Sebastião (a tonalidade vinho lembra sangue). Na ponta inferior da letra S, aparece um microfone, o qual tem por função específica lembrar que a Palavra de Deus, após experienciada, deve sair da boca de todo cristão e se difundir pelos quatro cantos da terra.
4 – As três últimas letras do design, COM, referem-se às iniciais das palavras comunicação e comunidade, a fim de que as obras de evangelização da Paróquia São Sebastião, após vividas em comunidade, sejam comunicadas “para o bem da sociedade humana” (Inter Mirifica, 24).
5 – Faz parte ainda da logomarca a descrição “Paróquia São Sebastião; Barbacena-MG; Arquidiocese de Mariana”, a título de informação acerca dos vínculos da PASCOM.
A Paróquia São Sebastião agradece ao artista plástico Bernardino Fernandes Praça Neto (Betinho Praça, conforme assinatura na parte inferior direita da logomarca), da cidade de Rio Casca - MG, que, prontamente, solidarizou-se na elaboração da logomarca. Igualmente, agradece aos agentes da PASCOM pelo serviço que já vem sendo realizado. Por fim, dirige os seus agradecimentos aos senhores Luiz Carlos e Marilu, ao s padres Mauro, Adelson, Vander, Eliseu, Euder e a todas as outras pessoas que colaboraram e colaboram, direta e indiretamente, com o trabalho de comunicação nesta Família Paroquial.

    





Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM