terça-feira, 30 de setembro de 2014

PARÓQUIA SÃO SEBASTIÃO PREPARA MÊS MISSIONÁRIO

O mês de outubro é dedicado às missões e a família paroquial de São Sebastião, através dos seus agentes de pastorais e integrantes dos diversos movimentos paroquiais já se preparam para visitar as famílias de nossas comunidades, em especial das comunidade São Domingos de Gusmão e São Sebastião. O tema das missões deste ano é "a escuta".

Reprodução Internet
As missões terão início no dia 4 de outubro, sábado, com a celebração e bênção do envio a todos os missionários às 19h30, na Matriz São Sebastião. 

As visitas acontecerão ao longo do mês e, caso alguém queira receber a visita dos missionários e não more nas comunidades acima relacionadas, pode entrar em contato com a secretaria paroquial a fim de que sua casa seja visitada.

No final do mês, no dia 28, haverá uma grande confraternização missionária na Rua São Judas Tadeu, em horário a ser confirmado.




segunda-feira, 29 de setembro de 2014

COMUNIDADE SÃO DOMINGOS DE GUSMÃO

A Comunidade de São Domingos de Gusmão celebrou o 26º Domingo do Tempo Comum, com o tema "Os cobradores de impostos e as prostitutas vos precedem no Reino de Deus", retirado do Evangelho de São Mateus. Hoje dia em que se celebra o Dia da Bíblia, essa foi colocada em destaque, na entrada da Palavra feita pelas crianças de nossa catequese.
Na celebração eucarística presidida por Padre Mauro ele nos levou a refletir durante a homilia que somos filhos amados de Deus, e que somos todos iguais, não somos melhores que os outros, não devemos ser competitivos nos achando superiores, devemos ser humildes acima de tudo. Deus se alegra com o nosso sim e com o nosso não, quando ambos são verdadeiros, vindos do coração. No dia de hoje aconteceu também em nossa comunidade a investidura dos novos membros do Ministério de Leitores, sendo eles: Aparecida Isabel, Gilsa Brant e Gabriel Rodrigues, que perante a comunidade se comprometeram a serem instrumentos de Deus na proclamação de sua Palavra. Ao final da celebração foi feito o sorteio da Bíblia sendo a ganhadora a jovem Fernanda.












Texto: Niuzeth Matos - Fotos: valéria Mattos.


COMUNIDADE MATRIZ CELEBRA 26º DOMINGO DO TEMPO COMUM JUNTO COM A FAMÍLIA VICENTINA

     A celebração das 9h de domingo, 28, na Comunidade Matriz foi coroada pelo encerramento das festividades em honra a São Vicente de Paulo, unindo os ramos da família vicentina em Barbacena - SSVP e Irmãs da Caridade - à toda a comunidade ali reunida. A missa foi presidida por Padre Afrânio.

Em sua homilia, Padre Afrânio refletiu sobre a vida de São Vicente de Paulo e a forma como o mesmo tornou-se obediente a Deus a partir do momento em que viveu seu encontro pessoal com Jesus Cristo. Relacionando com o Dia da Bíblia, celebrado nesse domingo, questionou se realmente encontramos com a Bíblia, pois encontrá-la é encontrar a Palavra, e encontrar com a Palavra é encontrar o próprio Cristo.

"Quando a Bíblia e a Palavra se encontram, o povo começa a andar. Estar todo domingo na missa não significa que encontramos a Palavra, e se não A encontramos, nossa vida fica parada. Somos feitos para andar! E São Vicente de Paulo encontrou a Palavra, encontro Jesus Cristo e sua começou a andar por rumos de liberdade que fizeram a história mudar. Quem se encontra com a Palavra, anda livre e muda o rumo da história! Precisamos mudar a história através da conversão, da humildade e da obediência a Deus. Temos sido obedientes a Deus? Que Ele nos ajude a viver esta experiência da conversão, humildade e obediência para, de fato, mudarmos o mundo", concluiu Padre Afrânio.

Ao final da missa, a família vicentina foi em procissão até o salão paroquial, aonde aconteceu a festa regulamentar e almoço de confraternização.










Texto e fotos: Débora Ireno



COMUNIDADE SANTO EXPEDITO

A comunidade de Santo Expedito celebra o 26º Domingo do tempo comum.
A homilia, foi presidida pelo celebrante Afrânio . Ele nos fala, que,para sermos discípulos de Jesus Cristo é indispensável o conhecimento profundo da palavra de Deus. E nos convida  a rezar ,meditar textos bíblicos diariamente. Afinal,Jesus veio para todos.
O Senhor nos exorta a viver a coerência entre a fé e uma vida autenticamente cristã.




Texto: Eliane Martim - Fotos: Claudinei


COMUNIDADE NOSSA SENHORA AUXILIADORA

Missa presidida por Padre Mauro que nos atenta para esse último final de semana, dia dedicado a Bíblia, Palavra de Deus que chega pra dizer o que nos é permitido e o que nos convém fazer. Pede para que tenhamos como compromisso neste 26º Domingo do tempo Comum, o que Paulo disse aos Filipenses: "cultivemos em nós os mesmos sentimentos que há em Jesus, que esvaziou-se de si mesmo e assumiu a condição de servo".
Dirigiu-se aos novos leitores Edvaldo, Swelen e Adelisa, dizendo que a partir do "Sim" dado, se colocam a serviço da comunidade e que possam exercer com dignidade esse trabalho, favorecendo a nossa escuta da Palavra de Deus. Em seguida aconteceu o rito da investidura.








Texto e fotos: Leila Batista


sábado, 27 de setembro de 2014

27 DE SETEMBRO - DIA DEDICADO A SÃO VICENTE DE PAULO

“Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e espírito e amarás ao teu próximo como a ti mesmo” (Mat 22,37.39).



Se não foi o lema da vida deste santo, viveu como se fosse. O santo de hoje, São Vicente de Paulo, nasceu na Aquitânia (França) em 1581. No seu tempo a França era uma potência, porém convivia com as crianças abandonadas, prostitutas, pobreza e ruínas causadas pelas revoluções e guerras.

Grande sacerdote, gerado numa família pobre e religiosa, ele não ficou de braços cruzados mas se deixou mover pelo espírito de amor. Como padre, trabalhou numa paróquia onde conviveu com as misérias materiais e morais; esta experiência lhe abriu para as obras da fé. Numa viagem foi preso e, com grande humildade, viveu na escravidão até converter seu patrão e conseguiu depois de dois anos sua liberdade.

A partir disso, São Vicente de Paulo iniciou a reforma do clero, obras assistenciais, luta contra o jansenismo que esfriava a fé do povo e estragava com seu rigorismo irracional. Fundou também a “Congregação da Missão” (lazaristas) e unido a Santa Luísa de Marillac, edificou as “Filhas da Caridade” (irmãs vicentinas).

Sabia muito bem tirar dos ricos para dar aos pobres, sem usar as forças dos braços, mas a força do coração. Morreu quase octogenário, a 27 de setembro de 1660.

São Vicente de Paulo, rogai por nós!


Hoje também celebra-se o DIA DO VICENTINO, que são todos aqueles pertencentes à Sociedade São Vicente de Paulo, criada pelo Beato Antônio Frederico Ozanam baseando-se nas obras de São Vicente. Você pode conhecer a SSVP acessando o site http://www.ssvpbrasil.org.br/ e, caso se interesse em participar desta obra, pode procurar uma conferência vicentina. Sempre tem alguma perto de sua casa ou paróquia. Seja vicentino!







OUTUBRO ROSA - CAMPANHA CONTRA O CÂNCER DE MAMA


















Você já tentou dizer “sim” também às realidades que lhe desagradam?

Há coisas que não podemos mudar, mas sim podemos voltar a escolhê-las a cada manhã

O Evangelho nos fala da importância de ter alegria diante da vida, do lugar em que estamos, aprender a estar onde estamos, para o qual fomos chamados.

O Pe. José Kentenich dizia: “Quem quiser se manter firme no meio da tempestade da época e tornar-se forte como um carvalho, precisa unir indissoluvelmente as raízes da sua alma a Deus”. Aprender a ciar raízes onde Deus nos colocou. Unidos ao seu coração de Pai. Porque o vinhedo é o nosso lugar, nossa família, nossa terra, o trabalho que temos agora.

Muitas vezes encontro jovens que reclamam do seu emprego, dos seus horários, do pouco tempo que têm para fazer qualquer coisa. É verdade. Muitas vezes, não é fácil compaginar horários pouco humanos com uma vida familiar saudável. Trabalha-se muito e às vezes os horários não são os melhores, tampouco os salários.

Há jovens que sonham com um emprego ideal. Inclusive alguns o associam a um trabalho para a Igreja ou em uma ONG. Um emprego com sentido, um emprego que tenha transcendência, que deixe uma marca no mundo. Um emprego que permita fazer algo pelos outros. Entendo seu desânimo e tristeza em muitas ocasiões. Sei por que sofrem e os entendo.

Porém, muitas vezes também palpo imaturidade, incapacidade para ter a vida nas próprias mãos, com força, paixão, esperança. Ficamos tristes com o que temos, sonhando com o que não temos. É difícil aceitar a realidade em toda a sua beleza. De nós depende vive-la com alegria ou frustração.

Um desenho mostra um vagão de trem. Em uma janela, um homem olha para uma paisagem cheia de sol, luz, verde, montanhas. Viaja feliz, vendo o que Deus lhe deu. Outro, em outra janela, vê apenas uma paisagem nublada, sem luz, sem vida. De nós depende em que janela queremos ver o mundo.

Cada manhã, ao levantar-nos, fazemos a mesma escolha. Há coisas que não podemos mudar. São assim, assim nos foram dadas.

Mas sempre essas coisas que temos diante de nós, essas coisas que talvez gostaríamos de mudar, podemos voltar a escolhê-las novamente, cada manhã. Isso sim está em nossas mãos. Ficamos com elas. Dizemos “sim” a elas. Dizemos que as amamos, que são necessárias para a nossa felicidade.

Estou em minha família, em meu caminho vocacional, em meu trabalho, com as pessoas que Deus me confiou. Sou desse lugar no qual estou. Sou o que sou ali mesmo.

Que paz saber que há pessoas em nossa vida que estão aí, que não vão embora, que permanecem! São rochas sobre as quais construímos. Colunas da nossa vida. Depende de mim.

Posso ser rocha ou vento, coluna ou areia na praia. Posso permanecer ou ir embora, porque sempre posso decidir não estar e fugir. Posso optar por outro caminho.

Mas o mais difícil sempre é abraçar com alegria esse vinhedo que Deus me confia. Olhando pela janela certa. Descobrindo a beleza de tudo o que foi colocado em minhas mãos. Estando aí. Permanecendo, como Maria, como uma rocha.



quinta-feira, 25 de setembro de 2014

PASTORAL DA PESSOA IDOSA PROMOVE CONFRATERNIZAÇÃO


Regional Leste 2 promove 3º Seminário sobre Bens Culturais





O Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, por meio da Comissão de Bens Culturais da Igreja realiza nos dias 20 a 23 de outubro, no Hotel Fazenda Retiro das Rosas, em Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto (MG), o 3º Seminário Igreja e Bens Culturais- Evangelização e Preservação.
O Seminário tem como objetivo motivar arquidioceses, dioceses e paróquias para os cuidados e regulamentação da salvaguarda, manutenção e preservação do patrimônio cultural, artístico, histórico e religioso da Igreja. Durante o evento serão ministradas palestras, estudos e exposições com os temas: Introdução ao Estudo da Arte Sacra, Práticas de Conservação e Legislação Civil e Canônica. 
3º Seminário Igreja e Bens Culturais é destinado a bispos, padres, religiosos(as), arquitetos, arquivistas, bibliotecários, restauradores, pesquisadores, estudantes e pessoas interessadas na salvaguarda, manutenção e preservação de bens culturais e arte sacra.
Neste ano, o Seminário conta com uma novidade. Em uma parceria firmada com a Faculdade Arquidiocesana de Mariana – Dom Luciano Mendes de Almeida (FAM), o seminário foi certificado na modalidade Curso de Extensão. Ao final do evento, os participantes receberão um certificado expedido pela FAM e reconhecido pelo MEC.
Inscrições
O valor da inscrição  é  R$ 200,00 de 15/07 a 20/09
R$ 240,00  de 21/09 a 10/10
Inscrições pelo site www.famariana.edu.br
As vagas são limitadas à capacidade de acomodação do Hotel.
Hospedagem
A reserva para hospedagem no Hotel Fazenda Retiro das Rosas, local de realização do evento, é da responsabilidade de cada participante, em contato com a administração pelo telefone (31) 3553-1331.
Informações
Secretaria da FAM
(31) 3558-1439
www.famariana.edu.br


Fonte da notícia: http://www.arqmariana.com.br/regional-leste-2-promove-3o-seminario-sobre-bens-culturais/

PLENÁRIO DE REFLEXÃO - COMUNIDADE SÃO DOMINGOS

A Comunidade de São Domingos de Gusmão, acolheu nesta quarta feira, dia 24 de setembro, às 19 horas e 30 minutos, os membros dos Grupos de Reflexão da Paróquia de São Sebastião, para a realização do plenário. Foi um momento de oração e reflexão onde todos refletiram o tema sobre política e religião e a proposta da Igreja no Brasil, e ainda como ser cristão no mundo da política. Após o plenário foi feito um momento de confraternização e partilha entre todos os presentes.






Texto: Niuzeth Matos - Fotos: Valéria Mattos