sexta-feira, 5 de setembro de 2014

SETEMBRO - MÊS DA BÍBLIA: REFLETIR NOSSA VIDA À LUZ DA PALAVRA DE DEUS



 
A Palavra de Deus e os seus diversos significados

Setembro: Mês da Bíblia, mês da Palavra de Deus. É costume, e pode até de certo modo tornar-se risco em nosso ambiente católico, passarmos tal período proposto pela Igreja sem nos questionarmos sobre o real valor e importância que damos e devemos dar em nossa vida de fé à Palavra Divina que se encarnou e veio morar no meio de nós (cf. Jo 1, 14). Para isso é necessário nos perguntarmos qual, o(s) sentido(s) existente(s) para aquilo que conhecemos e nomeamos como Palavra de Deus.

Nesta empreitada, muito nos ilumina o Concílio Vaticano II com a sua Constituição Dogmática Dei Verbum, que versa sobre a Revelação Divina. Ajuda-nos também a reflexão do Cardeal Martini, que nos propõe cinco níveis de compreensão do termo Palavra de Deus, a saber: 

1)      A Palavra de Deus é o próprio Deus que se autocomunica conosco. Designa a ação própria e autônoma de Deus se autocomunicar para formar comunhão de vida com a humanidade. Deus se autocomunica conosco para que nós o conheçamos – ainda que de forma limitada, por causa do limite de nossa razão em virtude de Sua grandeza – e nunca estejamos sós. 

2)      A Palavra de Deus é Jesus Cristo, o coroamento, a plenitude, a excelência da Revelação de Deus. No rosto, gestos, atitudes visíveis de Jesus, contemplamos a face misericordiosa, invisível de Deus Pai (Cl 1, 15). Nos dizeres de São João da Cruz, “Cristo é a Palavra definitiva e final de Deus ao homem”. Em outra linguagem, Jesus é “a Palavra que resume todas as palavras”; é o “grande e decisivo acontecimento da salvação”. Antes Dele, depois Dele e fora Dele não há outra comunicação/revelação de Deus ao ser humano.

3)      A Palavra de Deus é a Tradição viva da Igreja. Enquanto “casa da Palavra”, a Igreja torna-se, em todos os tempos, serva, guardiã, mãe, anunciadora e transmissora da fé em Jesus Cristo por meio da vivência, ensinamento e propagação da herança e do tesouro espiritual recebido dos apóstolos. Tudo isso a fim de contribuir “[...] para a santidade de vida do povo de Deus e para o aumento da fé”. (DV 8)  

4)      A Palavra de Deus é a Palavra escrita na Bíblia Sagrada, isto é, a Palavra Inspirada e de autoria divino-humana na qual contém escritos alguns aspectos da identidade e norma de fé das experiências vividas pelo Povo de Deus. Em sua unidade (Antigo e Novo Testamento), a Bíblia – Palavra librificada – deve ser lida e interpretada à luz da fé, sob a ação do Espírito Santo. E “somente com o ‘nós’, isto é, nesta comunhão com o Povo de Deus, que podemos realmente entrar no núcleo da verdade que o próprio Deus quer dizer”. (Bento XVI, Verbum Domini, § 30).

5)      A Palavra de Deus é a Palavra anunciada e celebrada na Liturgia da Igreja. Reunida e congregada como Povo de Deus em torno do Cordeiro, a Igreja vive, escuta, anuncia e celebra a sua fé mediante os sacramentos. Desta forma, efetivamente, por meio da e na sagrada liturgia, “Deus fala ao seu povo, e Cristo continua a anunciar o Evangelho. Por outro lado, o povo lhe responde com o canto e a oração”. (SC 33). 

Vivamos, pois, com alegria e esperança este tempo de intimidade com o Senhor, sensíveis aos sentidos e clamores de Sua Palavra que nos interpela e chama, incansavelmente, ao longo do cotidiano da nossa missão e vida de fé, a não nos esquecermos de ir a todos os povos para proclamar-lhes a nova justiça do Reino de Deus!

reprodução Internet


Seminarista Daniel Júnior dos Santos
1º ano de Teologia – Arquidiocese de Mariana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM