quarta-feira, 3 de setembro de 2014

PLEBISCITO POPULAR POR UMA CONSTITUINTE EXCLUSIVA E SOBERANA EM VISTA DA TÃO DESEJADA E URGENTE REFORMA DO SISTEMA POLÍTICO.

Prezados irmãos presbíteros e comunidades paroquiais
Cordiais saudações!

Estamos na Semana da Pátria e somos convocados, em mais este momento, para o exercício ativo da cidadania participando do PLEBISCITO POPULAR POR UMA CONSTITUINTE EXCLUSIVA E SOBERANA EM VISTA DA TÃO DESEJADA E URGENTE REFORMA DO SISTEMA POLÍTICO.
Ainda continuamos, na Arquidiocese e no Brasil, com a coleta de assinaturas pleiteando uma Lei de Iniciativa Popular por Eleições Limpas e a Reforma Política e, por estes dias, em nossas cidades e comunidades, juntando nossas forças a de tantas instituições civis, populares e religiosas, participar desta consulta popular em todo o país sobre a reforma política.
Os cristãos por força de sua fé são chamados a uma participação efetiva na transformação da sociedade com vistas ao Reino de Deus que começa no hoje de nossa história. Um dos caminhos é o da via política, trabalhando para que haja mais transparência, compromisso ético com a vida e as causas sociais e participação popular no processo de organização da vida política em todo o país. Das decisões políticas, depende um futuro mais promissor para a nossa gente e todo o Brasil.
Embora não tenha valor legal, esta consulta à população exerce forte pressão nos governantes, pois mostra a vontade do povo de que se faça a reforma política para garantir maior representatividade da população no poder e se combata, com mecanismos legais que funcionem de fato, as práticas de corrupção e abuso do poder.
À luz da pergunta: “VOCÊ É A FAVOR DE UMA CONSTITUINTE EXCLUSIVA E SOBERANA SOBRE O SISTEMA POLÍTICO?”, você é chamado a emitir o seu voto, marcando sim ou não, preenchendo a cédula e depositando-a na urna.
O material que nos foi enviado foi repassado às regiões pastorais e pode ser multiplicado em cada localidade. É SIMPLES, BASTA ORGANIZAR AS URNAS, OS LOCAIS DE VOTAÇÃO, AS CÉDULAS QUE DEVERÃO TRAZER NO VERSO A ASSINATURA DE UM DOS MESÁRIOS, E A FOLHA COM A LISTA DOS VOTANTES. CADA PESSOA ASSINA, APRESENTA UM DOCUMENTO OFICIAL QUE TRAGA A SUA FOTO, COMO CARTEIRA DE IDENTIDADE, TÍTULO DE ELEITOR, CARTEIRA PROFISSIONAL, PASSAPORTE. É PRECISO QUE NO RECINTO HAJA PELO MENOS DOIS MESÁRIOS QUE DEVERÃO, AO FINAL, PREENCHER UMA “ATA DE VOTAÇÃO” INDICANDO DATA E HORÁRIO DA ABERTURA DA URNA, SEU NOME E SUA ASSINATURA. 
É possibilitada a votação via internet, em sistema eletrônico disponível no site oficial da campanha: www.plebiscitoconstituinte.org.brCada cidadão poderá votar apenas uma vez, não sendo aceita pelo sistema a duplicidade de voto de um mesmo CPF.
No Grito dos Excluídos, teremos urnas volantes, acolhendo votos de quem não pôde participar em suas localidades. Venham celebrar conosco o “Grito dos Excluídos” em Congonhas, no dia 7 de setembro, a partir das 8h30, em frente à Igreja de Nossa Senhora da Conceição. Quanto ao Plebiscito, maiores informações você e sua comunidade podem obter acessando também plebiscitoconstituinte@gmail.com
Agradecemos a todos que se empenham por esta causa, vale a pena todo esforço para avançarmos no processo democrático realizando mudanças necessárias no atual modelo político com vistas a assegurar maior credibilidade política e compromisso social, em vista da construção da sociedade do bem viver.
Com estima e apreço, pela dimensão sociopolítica da Arquidiocese de Mariana,
Pe. Marcelo Moreira Santiago



Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM