quinta-feira, 8 de outubro de 2015

ORAÇÃO DO TERÇO - MAIOR DEVOÇÃO À MARIA

Como rezar o Terço ?
O Rosário é o conjunto da recitação de 20 passagens da vida de Cristo e da Virgem Maria. Essas passagens são chamadas de "Mistérios". Os mistérios contemplam desde a anunciação do Arcanjo Gabriel à Nossa Senhora até a coroação de Maria como Rainha do Céu e da Terra. 
 

Na Bíblia Sagrada, o livro dos Salmos é o livro de oração da Bíblia, e lá há 150 salmos. O povo simples que não sabia ler, viu na oração da Ave Maria, uma síntese de toda a Palavra de Deus e passaram a meditar as passagens da vida de Cristo rezando a Ave Maria, uma oração bíblica. 
 
Terço ou Rosário?
Podem ser ambos. Os cristãos viram na recitação do Rosário, como se cada Ave-Maria fosse uma "Rosa" oferecida à Nossa Senhora, por isso a oração completa se chama "Rosário", e nos leva diariamente ao estudo e meditação profunda da Palavra Sagrada da Bíblia. 
 
Eram meditados três momentos da vida de Cristo, divididos em 15 Mistérios, um total de 150 Ave-Marias. Para cada dia eram rezadas 50 Ave-Marias, ou seja, se rezava "um terço" do Rosário. O Papa Joao Paulo II introduziu a meditação dos milagres de Cristo, agora a oração completa do Rosário tem 20 mistérios. 
 
Para se rezar o Rosário, criou-se um instrumento denominado "Terço" exatamente por conter as contas necessárias para contar as orações recitadas. 
 
Inicia-se o terço com o Sinal da Cruz e o oferecimento. A cruz no rosário representa nossa Profissão de Fé e é usada para iniciar o terço: segure a cruz e reze o Credo (Creio em Deus). A primeira grande conta e as três pequenas seguintes são usadas para rezar um Pai-Nosso e três Ave-Marias na intenção de invocar a Santíssima Trindade, na seqüência reze um Glória ao Pai.
 
Após cada recitação de 10 Ave-Marias, reza-se o Glória ao Pai, a oração ensinada por Nossa Senhora em Fátima e finalmente passa-se para a meditação do próximo mistério. 
 
Ao final, reza-se a oração da Salve Rainha, agradecendo a Maria o sei cuidado e proteção.
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM