quinta-feira, 30 de maio de 2013

FESTA DE CORPUS CHRISTI

     Aconteceu na manhã de hoje a grande festa do Corpo de Deus, muitos fiéis participaram deste momento, expressando sua fé e devoção à Eucaristia. O Pároco, Padre Mauro preencheu nossos corações ao falar na homilia:
    " Dai-lhes vós mesmos de comer, ordena Jesus aos seus discípulos que desejavam livrar-se do incomodo das multidões famintas. Oh quanta decepção! O grupo dos doze não havia  entendido a dinâmica do Reino: acolher os pobres e famintos.
     Era deserto: lugar das tentações, mas também propício para desenvolver a solidariedade/ partilha. Quem faz a experiência de atravessar algum deserto, compreende melhor o outro quando vive a mesma situação. Ele já havia sentido na pele o que era ter fome, sofreu a tentação de transformar pedra em Pão. No deserto não havia fartura. Deus nos convida a partilharmos as nossas misérias, o pouco que temos, não o que nos sobra.  Olhemos para Jesus: Ele não tinha aonde reclinar a cabeça; despojado, partilhou com a humanidade a sua vida, seu dom maior.
      A experiência da partilha exige fé! Há quem possuem bens abundantemente e não sabe partilhar. Há quem possui pouco e também não o sabe. É preciso acreditar em Deus para ousar partilhar: elevou os olhos para o céu e abençoou-os. Que sintonia profunda entre Jesus e seu Pai! Somente um coração voltado para o Pai consegue ver a necessidade dos irmãos. Vê com os olhos da misericórdia. Por isso, dizemos: quanto mais próximo de Deus estamos, mais próximo dos irmãos precisamos estar. A Eucaristia nos faz Igreja, comunidade de amor, comunidade de irmãos: eles tinham tudo em comum: eram perseverantes em ouvir os ensinamentos dos apóstolos, na comunhão fraterna, no partir do pão e nas  orações.
Irmãos, partilhamos o que temos ou o que nos sobra? Ninguém gosta de ganhar sobras, tampouco Deus.     Dai-lhes o melhor que tendes. Ele não exige quantidade, mas qualidade. Cinco pães e dois peixes. Sete aparece como o número dos dons que recebemos. Tenho multiplicado/administrado meus dons, colocando-os a serviço do próximo?
     Queridos irmãos ousamos nos perguntar: que tipo de fome tem o nosso povo? Barbacenenses que pão tem nos faltado? Moramos num país de terras férteis, mas a pobreza se faz presente. Quem está roubando nosso pão de cada dia? Sentar-se em grupo de 50 supõe organização para superação da fome/ do problema. Somos um povo organizado?  Nos sentamos em grupo para encontrarmos soluções para nossas fomes?
      Caríssimos, aproveitemos este dia solene para entendermos melhor a Eucaristia. O meu domingo tem sido marcado pelo encontro com Jesus na Eucaristia? Um cristão que não participa da Eucaristia dominical precisa reformular suas prioridades.  O domingo é o dia do descanso, do lazer, de almoçar em família, mas, sobretudo, é dia de rezar a vida em torna da mesa da Palavra e da Eucaristia. Não entendo os que se dizem cristãos, mas alegam não ter tempo ou, às vezes, ânimo para a missa dominical. Sempre tenho tempo para o que é importante, para as escolhas que faço.
O que me afasta da eucaristia? Confessar-se uma vez por ano.
Eis o pão da vida, eis o pão do céu, que alimenta o homem em marcha para Deus." Após a celebração, saímos em procissão pelas ruas do bairro, que carinhosamente foi enfeitada pelos moradores. 














Colaborações: Paulo, Joseanne e  Marciléa
PASCOM - Paróquia São Sebastião

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM