quarta-feira, 15 de maio de 2013

Matriz de São Sebastião celebra os 50 anos do início de sua construção

Imagem de São Sebastião, encontrada durante a construção

Numa celebração simples e bela, comemorou-se na noite de hoje, 15, os 50 anos do início da construção da Matriz de São Sebastião, marco principal da paróquia de mesmo nome. Construída na década de 60 em substuição à antiga capelinha, datada do final do século 19, a atual matriz é considerada a maior de Minas Gerais. Idealizada por Padre Leandro de Carvalho Matheus, a matriz foi edifica sob a proposta "construir uma igreja para as almas e construir a igreja nas almas". 

No início da celebração, antigos paroquianos e algumas pessoas que atuaram na construção da matriz levaram ao altar peças que faziam parte da antiga capelinha e artefatos usados na construção da nova igreja, dentre eles a planta original, a cruz que ficava no alto da torre da igrejinha e uma das colheres de pedreiro usada na edificação. 

Na homilia, Padre Mauro ressaltou a importância da matriz na vida da comunidade paroquial e na cidade de Barbacena. Agradeceu a todos que ali estavam e que participaram da estruturação da igreja, falando da responsabilidade que todos temos na continuidade dos trabalhos de evangelização ali realizados. Padre Mauro ainda pediu para que fossem lembrados e falados em voz alta os nomes de pessoas que foram responsáveis pela matriz. Um momento de emoção!

Ao final, algumas mulheres que foram "anjos" nos anos passados, subiram ao trono e coroaram Nossa Senhora, numa singela homenagem às mulheres que participaram da construção da igreja.

Abaixo, a íntegra da pregação de Padre Mauro:


"Que alegria quando ouvi que me disseram: Vamos à casa do Senhor! Esta frase do salmista é, hoje, nossa expressão de agradecimento ao Deus, que na sua infinita bondade, inspirou o padre Joaquim Machado Pessoa a planejar a construção de uma Igreja grande e simples, como o coração de Deus. Expressa nosso agradecimento ao Divino Pai Eterno, pela sabedoria concedida ao Monsenhor Shubert que colocou no papel o que estava no coração de Deus e do cônego Leandro, homens de Deus que ousaram construir uma Igreja para as almas e uma igreja nas almas dos barbacenenses.

Hoje, passados 50 anos, vemos que esta construção precisa de reparos e de modernização. O que isto nos indica? Indica-nos que a igreja é dinâmica, aberta, capaz de adaptar-se às necessidades de cada tempo e de cada cristão. Indica-nos que a Igreja de Jesus Cristo nunca está acabada, indica-nos que o processo de evangelização é feito em mutirão, cada um oferece o que tem e o que pode, mas todos podem participar. Assim foi edificado este templo, com esforço de muita gente, com o suor de homens e mulheres de boa vontade.

Este espaço sagrado, templo de Deus, abrigo dos fiéis, já ouviu muitos lamentos, agradecimentos, já introduziu muitos na vida cristã, pelo sacramento do Batismo, já sacramentou o amor de muitos jovens enamorados, ofereceu o Pão descido do céu a muitos peregrinos. Alguns já na Jerusalém celeste, outros ainda peregrinam nesta terra com os olhos fixos na Pátria eterna. Este templo, considerado o maior das Minas Gerais, já aproximou do criador as criaturas, muitas almas desgarradas.

Esta igreja, construída por grandes devotos e devotas de São Sebastião, continua sendo a casa de todos, da evangelização, da acolhida, da eucaristia, do perdão, do amor, da cruz de juventude (aqui ressalto a alegria de recebermos, em novembro de 2011 a visita dos ícones da Jornada Mundial de Juventude, abençoados pelo Beato João Paulo II), dos idosos, das crianças, da verdade e da justiça.

Celebrar este momento é um prazer que nos compromete ainda mais com Jesus e seu Evangelho. Com certeza Cônego Leandro, grande idealizador deste projeto, lá do céu nos acompanha, e com a corte Celeste se une a cada um de nós, sobretudo seus amigos, amigas, parentes, pessoas que com ele dividiram este sonho. Se hoje nos reunimos em ação de graças é porque, há cinquenta anos, o sonho de Deus encontrou corações acolhedores que passaram a sonhar o sonho do Senhor. O sonho não acabou. Estamos a caminho. Estejamos atentos aos apelos que a Evangelização exige de todos nós: leigos e leigas, padres, diáconos, vocacionados e religiosas. A construção da Igreja em nossa alma só termina quando contemplarmos Deus face a face.

“Que alegria quando ouvi que me disseram: vamos a casa do Senhor.” Estar aqui, nesta noite do dia 15 de maio de 2013, é uma alegria muita grande. Alegria maior é ter convivido com o Cônego Leandro, ter saboreado seu zelo pela Eucaristia e sua sabedoria doutrinária.  Outra alegria vivida foi no zelo samaritano que as “Carminhas” tiveram com o Tio Cônego. Pude presenciar várias vezes este cuidado, marcado por muita paciência e amor, no  escondimento da casa paroquial e das noites frias de cidade das rosas.

Deus nos permita continuarmos colaborando na construção do Reino dos Céus, construindo em nossa alma uma igreja, discípula e missionária.

Sejamos agradecidos a tantas pessoas que possibilitaram celebrarmos esta data.

Recebemos um legado belíssimo e sua beleza ganha proporções maiores com a presença de vocês, com a disponibilidade de cada cristão, cristã e religiosas."

Colaborou - Débora Ireno Dias e Marciléia Oliveira
PASCOM - Paróquia São Sebastião
Sr. Ladislau carregando a Cruz que ficava no alto da torre antiga


Sr. Nacip e Srta. Carminha com as plantas da igreja

Igreja antiga e igreja atual

Sra Lúcia e Dr Adahilton a colher de pedreiro e tijolo, alusão à bênção da pedra fundamental

Sra Juliana, catequista na época da construção\

Sra. Maria Prata e o jornal alusivo à construção

Movimentos e pastorais que atuam hoje na Paróquia






Coral São Pio X

Diácono Adelson e Padre Mauro 

Homenagem à Nossa Senhora


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM