sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

31 DE JANEIRO - VIVA DOM BOSCO!



São João Bosco, Pai e Mestre da Juventude!
Dênis Dutra Marques, SDB


            Nascido em uma humilde família italiana, o pequeno Joãozinho Bosco, teve que superar seus próprios limites afim de alcançar os seus sonhos. Órfão de pai com apenas 2 anos de idade, recebeu da mãe a educação que anos depois usaria como método para educar milhares de jovens. Diante da pobreza que assolava a sua região, João Bosco foi obrigado a se virar desde cedo. Foi pastor de rebanhos, lavrador, alfaiate, sapateiro, garçom, saltimbanco e muito mais.
            João Bosco desde sua juventude se preocupava com a salvação das almas dos jovens, por isso, sempre os atraía com sua criatividade e desenvoltura fazendo mágicas, andando na corda bamba, vencendo desafios de força e agilidade afim de fazê-los ouvir o sermão da Missa, que sempre repetia após cada apresentação. Enquanto padre, expandiu as dimensões dos seus sonhos criando espaços de profundos encontros com Deus, que sempre foi apresentado como o Deus da alegria e bondade. O pequenino e órfão Joãozinho Bosco passou a ser conhecido como Dom Bosco e espalhou a sua semente pelo mundo fundando congregações, movimentos e grupos, que hoje formam 29 membros da grande Família Salesiana (integrada por Congregações, Associações, Movimentos e Novas Comunidades), presentes em 130 países do mundo e pregando o Evangelho nos cinco continentes do globo terrestre.
            Quando estava em curso o processo de canonização de Dom Bosco o Papa Pio XII foi questionado quanto a integridade espiritual do santo, devido ao seu jeito “diferente” de Pregar o Evangelho, comparando-o aos outros santos de sua época. A resposta do venerando Papa testifica que a grande ação evangelizadora de Dom Bosco e sua vida austera se encontram no seu testemunho de vida, na radicalidade evangélica. Pelo grande bem que fez, Dom Bosco é patrono da juventude, dos mágicos e ilusionistas, dos educadores, das editoras e gráficas.
            O beato, então papa, João Paulo II em 2005 proclamou Dom Bosco como o “Pai e Mestre” de toda juventude. Sua festa litúrgica é celebrada no dia de sua morte 31/01/1888, onde os salesianos do mundo inteiro, os continuadores da missão de Dom Bosco hoje, renovam o seu compromisso de serem sinais e portadores do Amor de Deus aos jovens.
                São João Bosco! Rogai por nós!



NOTA DO DEPARTAMENTO JURÍDICO DA ARQUIDIOCESE DE MARIANA

Chegou ao conhecimento do Departamento Jurídico da Arquidiocese, por inúmeras vezes, que alguns padres estariam recebendo ligações telefônicas de possíveis empresas, cartórios ou editoras, referentes a cobrança de compra de Bíblias, livros ou mesmo anúncio em Lista Telefônica.
Preocupado com essa situação, o Departamento Jurídico vem, através desta nota, informar a todos os padres e funcionários de paróquias que tal prática se trata de fraude.
A cobrança relativa a estes tipos de serviços somente serão cabíveis se houver, previamente, a concordância do sacerdote e a sua assinatura em contrato físico, o qual deverá impreterivelmente ser firmado também pelo responsável da empresa que presta o serviço ou fornece aquele determinado bem.
Se o padre desconhece aquela contratação, não há que se falar em cobrança de boleto, nota promissória ou duplicata, devendo, de imediato, rechaçar tal prática.
Nesses casos, havendo certeza de que não houve a contratação daquele serviço ou compra daquele bem, pedimos encarecidamente que não forneçam qualquer tipo de dados pessoais ou da paróquia via ligação telefônica ou e-mail, tão pouco realizem qualquer depósito financeiro. E havendo dúvidas, solicite junto ao responsável pelo contato telefônico o envio de todos os documentos que geraram a possível cobrança para que possam ser analisados pela Secretaria Paroquial e pelo Departamento Jurídico.
Cabe ressaltar ainda, que nenhum cartório realiza cobrança via telefone, pois tem os meios cabíveis e legais para realizar tais cobranças.
Mariana, 30 de janeiro de 2014
Dra. Ana Clara Gomes Lima Pinto
Dr. Daniel Gomes de Castro



quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

AS 'HERESIAS' DO PE. FÁBIO DE MELO

Pe. José Antonio de Oliveira
Corre pela internet uma campanha de assinaturas, com o objetivo de pedir à Rede Canção Nova o afastamento do Pe. Fabio de Melo. Motivo? Anda falando muitas heresias. E o texto cita as principais.
Em primeiro lugar, diz que “Cristo queria implantar o Reino de Deus na Terra”, e não a Igreja. “Isso é Teologia da Libertação já condenada pela Sé Apostólica”, diz o texto.
Teria dito também que a presença real de Cristo “não é apenas na Eucaristia”. O texto rebate:
“884. Cân. 2. Se alguém disser (…) seja excomungado [cfr. n° 877].” (Sic)
A outra acusação é de que o mesmo “não usa vestes clericais”. A Igreja “obriga o sacerdote a se vestir de forma diferente da dos leigos, utilizando a batina, ou camisa com colarinho romano, ou o clergyman”. Além de não usar, o padre prega “abertamente que “o hábito não faz o monge”. Mas a falta de clergyman, com certeza, faz um sacerdote desobediente”, acrescentam.
Muitos já estão assinando a petição. E aí vêm as opiniões, as condenações sumárias, muitas vezes sem um mínimo de conhecimento. Por isso, penso que vale a pena fazer algumas observações.
Com relação ao Reino e Igreja, me parece que é consenso entre quase todos os cristãos e na hierarquia católica que o objetivo primeiro de Jesus não foi fundar uma Igreja, mas instaurar o Reino de Deus. Nos evangelhos aparece a palavra Reino cerca de 114 vezes. Jesus fala do Reino mais ou menos cem vezes. Por outro lado, a palavra Igreja aparece duas vezes (Mateus 16 e 18).
Está claro que a proposta de Jesus é a construção do Reino de Deus, ou seja, a humanidade organizada a partir do Plano de Deus, marcada pela justiça, pelo amor, pela paz: “Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça, e tudo o mais vos será dado como acréscimo” (Mt 6,33). A Igreja é uma ferramenta, um instrumento para a construção do Reino. Não é fim, mas um meio. A Lumen Gentium e o Catecismo da Igreja Católica dizem que ela é semente e sinal (sacramento) do Reino. É importante e necessária, mas o Reino a transcende, vai além.
Normalmente, as pessoas que identificam a Igreja com o Reino, ou a colocam como centro e fim, têm uma dificuldade enorme para aceitar o diálogo e viver o ecumenismo. Não conseguem ver nos que creem diferente irmãos e parceiros, mas pessoas afastadas ou que estão no caminho errado.
Dizer que a Teologia da Libertação é condenada pela Igreja é um pouco temerário. Em carta aos Bispos do Brasil, em 1986, o papa João Paulo II dizia: “Estamos convencidos, nós e os Senhores, de que a teologia da libertação é não só oportuna mas útil e necessária”. O texto, na íntegra, pode ser encontrado no site do Vaticano. Quando Deus se revela a Moisés, para dar início ao processo do êxodo, afirma: “Eu vi a aflição do meu povo… Eu desci para libertá-lo” (Ex 3,7-8). Jesus, ao definir sua missão, diz: O Espírito do Senhor me ungiu () “enviou-me para proclamar a libertação aos presos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos…” (Lc 4,18, tradução da CNBB). A teologia ou é libertadora ou não é teologia. Os desvios são outra história…
A outra acusação é por afirmar ele que a presença real de Jesus não é só na Eucaristia. Isso depende muito do que entendemos por ‘real’. Jesus disse: “Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estou no meio deles” (Mt 18,20). Essa presença é real ou não?! “Eu estarei convosco todos os dias…” (Mt 28,20). “Quem acolhe uma destas crianças é a mim que acolhe” (Mc 9,37). “Eu estava com fome… Cada vez que fizestes isso, foi a mim” (Mt 25,31ss). Essa presença de Jesus é real?! É presença, ou não?! Em tempo: as citações do Código são falsas. Aqueles números e o teor são do Concílio de Trento, de 1545.
Finalmente, a acusação de não usar “vestes clericais”. Jesus e os apóstolos não usaram roupa diferente dos demais. O que distingue alguém não é a roupa, mas a vida. Inclusive, porque é muito fácil falsificar rótulos. E Jesus nos alerta que há muitos lobos com pele de ovelha (cf. Mt 7,15). “É pelos frutos que se conhece a árvore” (Mt 7,20). Sem querer julgar ou generalizar, é muito comum encontrar bispos, padres e pastores sem as ‘vestes clericais’ nas periferias, nos sertões, entre os pobres, nas lutas do povo, e deparar com gente de clergyman entre carreiristas e seminaristas. Tem muito ‘sacerdote desobediente’ fazendo um belo trabalho de promoção da vida por aí.
E quanto à campanha contra o Pe. Fábio (e outros), é bom lembrar que o tempo de “caça às bruxas” e da intolerância foi na Idade Média. Hoje é tempo de diálogo e tolerância. E o mandamento de Jesus é o amor.

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

PADRE ARLINDO - FILHO DE NOSSA FAMÍLIA PAROQUIAL - SE ENCONTRA COM O PAPA FRANCISCO

O Portal de Notícias Barbacena Online publicou, na manhã desta terça-feira, 28, precisamente às 8h14, uma nota noticiando o encontro do padre Arlindo Pereira Dias - filho de nossa Paróquia, que, há poucos dias, celebrou no meio de nós o seu jubileu de prata sacerdotal - com o papa Francisco em Roma.

Na nota, padre Arlindo conta como foi a experiência do encontro com o santo padre e a oportunidade que teve de presenteá-lo com um artesanato de palha de milho cipotaneano. 



ENVELHECER


Débora Ireno Dias – no dia do seu aniversário de 38 anos

Mais um dia começa, mas não é um dia comum. É o meu dia! Meu novo ano, minha nova idade. É meu envelhecer. Mas, o que é envelhecer? Posso pegar definições no dicionário ou na medicina, mas prefiro pensar por mim mesma. Sabemos que o envelhecer acontece dia após dia, desde que nascemos. É uma mudança natural na vida, independente do que você faça ou coma e de como se cuida. E como temos nos cuidado?

A mídia – sempre ela – nos apresenta mil fórmulas para retardar a velhice, para ter corpo sadio e mais bonito por longo tempo, para a cabeça continuar funcionando a pleno vapor. Nossos médicos também nos ajudam com prescrição de vitaminas e análise de exames. Outros profissionais indicam diversas formas de se exercitar para que o corpo continue ativo. Penso que tudo isso só será válido se:

- primeiro: tivermos bom senso ao lermos e/ou escutarmos todas as informações que chegam até nós.

- segundo: soubermos procurar os profissionais certos que nos ajudem nesta empreitada de saber envelhecer – médicos, fisioterapeutas, profissionais de educação física, psicólogos...

- terceiro: soubermos controlar o nosso emocional. Ansiedade em excesso, mau humor exacerbado, ganância, gula, egoísmo e demais atitudes negativas só fazem acelerar o envelhecimento. Não há célula nem coração que aguente tanta tensão que nós mesmos nos provocamos muitas vezes ao longo da vida!

- quarto: tivermos olhos e coração abertos para a aprendizagem diária. Ao longo da vida, é tanta coisa que vemos/vivenciamos/experimentamos, tantos risos e lágrimas que é impossível não se aprender algo!

- quinto e mais importante: tivermos coração e alma ligados em Deus! Aqui está o “pulo do gato” para uma vida longa e saudável: ter a espiritualidade “bem definida”, com disse um amigo dias atrás. Saber que Deus está em tudo e ao nosso lado. Saber entregar a Ele nosso dia, nossas horas e sonhos, realizações e tristezas. Saber que Ele nos fala através de pequenos gestos.


Talvez eu esteja certa nesses apontamentos. Talvez não. Só espero ter um longo caminho pela frente para saber envelhecer. Quando eu chegar lá, conto para vocês!


28 DE JANEIRO - DIA DE UM SANTO DOUTOR DA IGREJA








São Tomás D'Aquino
 
Tomás nasceu em 1225, na Campânia, da família feudal italiana. Ingressou no mosteiro beneditino de Montecassino aos cinco anos de idade, dando início aos estudos que não pararia nunca mais. Ainda jovem, mesmo co a resistência da família, fez-se dominicano.

Em Paris estudou com o grande Santo e doutor da Igreja, Alberto Magno. Depois se tornou conselheiro dos papas Urbano IV, Clemente IV e Gregório X, além do rei São Luiz da França. Também, lecionou em grandes universidades de Paris, Roma, Bolonha e Nápoles e jamais se afastou da humildade de frei, da disciplina que cobrava tanto de si mesmo quanto dos outros e da caridade para com os pobres e doentes.

Grande intelectual, vivia imerso nos estudos, chegando às vezes a perder a noção do tempo e do lugar onde estava. Sua norma de vida era: "oferecer aos outros os frutos da contemplação". Sábios e políticos tentaram muitas vezes homenageá-lo com títulos, honras e dignidades, mas Tomás sempre recusou.

Tomás D'Aquino morreu muito jovem, sem completar os quarenta e nove anos de idade, em 07 de março de 1274. É padroeiro das escolas públicas, dos estudantes e professores.

Reflexão:

Tomás de Aquino foi Doutor da Igreja, professor de teologia, filosofia e outras ciências nas principais universidades do mundo em seu tempo; frei caridoso, estudioso dos livros sagrados. Muito se falou, se fala e se falará deste Santo, cuja obra perdura ao longo dos séculos.

Oração:

Deus de amor e bondade, dai-me, pela intercessão de Santo Tomás, inteligência e a facilidade do estudo, a profundidade na interpretação e uma graça abundante de expressão. Fortificai meu estudo, dirigi o seu curso, aperfeiçoai o seu fim, Vós que sois verdadeiro Deus e verdadeiro homem, e que viveis nos séculos dos séculos. Amém.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR


 

AVISOS PAROQUIAIS - NOSSA IGREJA CAMINHA


* Já podem ser feitas as inscrições para catequese da Crisma e da Primeira Comunhão, porém ainda não se tem a data definida para o início.  A Crisma é somente para jovens que completaram ou que irão completar 15 anos até o mês de julho deste ano. Ambas as inscrições devem ser feitas pelos pais ou responsáveis, munidos de uma foto 3x4, na secretaria paroquial, que funciona anexa à Matriz São Sebastião.
 
* No dia 29 de janeiro, quarta-feira, haverá plenária com o Grupo de Reflexão da paróquia no salão Pe. Joaquim às 19h.

*No dia 30 de janeiro, haverá reunião com o Grupo de reflexão na Matriz às 18h. Podem participar todos os membros dos grupos, de todas as comunidades. Maiores informações com Sônia no 3333-0970.
 
*Dia 02 de fevereiro, às 19h30, celebração eucarística com a bênção das velas, somente na Matriz de São Sebastião. Pede-se aos fieis que levem suas velas para serem abençoadas.
 
*Dia 03 de fevereiro, segunda-feira, haverá celebração eucarística na Matriz de São Sebastião - dia de São Brás - com bênção para a garganta.


segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

FELIZ ANIVERSÁRIO


A PASCOM cumprimenta a sua agente Débora Ireno Dias, desejando-lhe, neste dia e por toda a vida, saúde, paz, graças e bênçãos de Deus.

Na mesma fé que nos une,


A COMUNIDADE SÃO DOMINGOS INFORMA

- Reunião do Apostolado da Oração, no próximo domingo, dia 02 de fevereiro, às 9h.

- Inicia-se, no sábado, dia 01 de fevereiro, às 15h30, as atividades da catequese neste ano de 2014. As inscrições poderão ser feitas no horário da catequese, de 15h30 às 16h30, ou aos domingos, após a missa, somente para os catequisandos novatos. Os que já frequentaram a catequese no ano passado não precisam se inscrever novamente. Turmas a partir dos 05 anos de idade.

- Pedimos aos fiéis que forem participar da celebração eucarística no próximo domingo, dia 02 de fevereiro, que levem velas para que as mesmas possam ser abençoadas na celebração em honra a Nossa Senhora das Candeias. Se possível, levar as velas em suporte de proteção.

- A Conferência São Pio X de Crianças e Adolescentes, que se reúne aos sábados, às 9h, no Salão São Caetano, à Rua Ana de Oliveira Guimarães, 120, Bairro Diniz II, está realizando a campanha de material escolar em boas condições de uso, que irá ser distribuído aos estudantes carentes. Para isso pede a colaboração de todos. Os materiais doados poderão ser deixados na Capela de São Domingos, de 2ª a 6ª feira, de 14 às 18h.

Colaboraram: Niuzeth e Valéria Mattos

A COMUNIDADE SÃO LUCAS INFORMA


* Dia 2 de fevereiro, às 16h30, na Capela São Lucas, haverá a Adoração ao Santíssimo.

* Para a missa das 18h do dia 02 de fevereiro todos estão convidados a levar uma vela para realização da Bênção das velas em honra a Nossa Senhora das Candeias.

Colaboraram: Joseanne Ceolin e Paulo César

COMUNIDADE SÃO LUCAS

No último domingo do mês de janeiro, a Celebração Eucarística, na comunidade São Lucas, foi presidida pelo padre Adelson, com o auxílio do seminarista Rodrigo.


Durante a homilia, Rodrigo deixou uma mensagem ressaltando que não é pelo fato de uma pessoa ter se tornado cristão que sua vida deixará de ter dificuldades e provações, porém, a maneira de enfrentá-las que deve mudar.

Rodrigo usou os Apóstolos como exemplo, pois os mesmos durante suas jornadas de missionários sofreram bastante por evangelizar através da Palavra de Jesus.


Colaboração: Joseanne e  Paulo César

domingo, 26 de janeiro de 2014

3º DOMINGO DO TEMPO COMUM - COMUNIDADE SÃO DOMINGOS DE GUSMÃO

A comunidade de São Domingos de Gusmão celebrou hoje, dia 26 de janeiro, o 3º Domingo do Tempo Comum, com o tema "Convertei-vos porque o Reino dos céus está próximo". A Celebração foi presidida pelo Padre Adelson e auxiliado pelos seminaristas Rodrigo Artur e Bruno dos Santos. As leituras e preces foram feitas por jovens da comunidade. Na entrada da Palavra algumas pessoas representaram o desapego ás coisas materiais deixando de lado alguns objetos que fazem parte do seu dia a dia e seguindo a Palavra de Deus. Celebramos também o domingo dedicado ao Dízimo. Na homilia, Rodrigo nos deixou a seguinte mensagem: "Ser seguidor de Cristo não é garantia somente de coisas boas na nossa vida o tempo todo. Ele nos ensina o caminho da conversão. A partir do momento que eu me converto, vou ter sim momentos de infelicidade, mas sei a quem recorrer, onde vou encontrar forças para passar por estes momentos. Não temos que buscar um Deus que nos faça sorrir sempre, quem segue a Cristo também tem momentos de tristeza, mas o amor a Deus faz estes momentos se transformarem em felicidade. Jesus Cristo veio ao mundo para que todos nós sejamos um". Citou padre Adelson para dizer que "a Igreja celebra o tempo comum, e, às vezes, achamos que as coisas boas da vida são tão comuns que não são impostantes, como achamos que o tempo comum não tem importância. São 34 semanas em que lembramos a vida pública de Jesus - as Suas ações comuns - que nos preparam para as suas ações extraordinárias. Comum não significa sem importância".










Colaboração: Texto: Niuzeth - Fotos: Valéria Mattos


sábado, 25 de janeiro de 2014

25 DE JANEIRO - DIA DE CELEBRAR SÃO PAULO



A conversão de São Paulo
Por: DOM EURICO DOS SANTOS VELOSO
ARCEBISPO EMÉRITO DE JUIZ DE FORA, MG.





No dia 25 de janeiro se celebra a conversão de São Paulo que, de perseguidor tornou-se o maior anunciador do Cristianismo. Contemplar uma conversão é contemplar a misericórdia de Deus agindo no mundo. Conversão é ato de amor do Pai do céu.
É claro que depende de nossa vontade, mas o que nós fazemos, quando nos convertemos, é deixar agir a graça de Deus em nós.

Somos obstinados, teimosos, fracos, mas o Senhor sempre aparece, estendendo-nos a mão e, de uma maneira ou de outra, apontando-nos um novo e verdadeiro caminho a seguir.

O exemplo de São Paulo nos leva a perceber a luz de Deus em nossa vida, ainda que fechemos os olhos e os ouvidos para o seu plano de amor.

São Paulo é conhecido por suas cartas, lidas frequentemente nas celebrações eucarísticas, na Liturgia da Palavra. Através de suas cartas, sabemos muita coisa a respeito de sua vida e das verdades fundamentais de nossa fé.

Ele nasceu em Tarso da Cilícia, por volta do ano 10 da era cristã. Além de ser judeu, era também cidadão romano. Desde a infância, foi educado conforme a doutrina dos fariseus por um sábio chamado Gamaliel. Destacou-se inicialmente como um implacável perseguidor das primeiras comunidades cristãs. Foi conivente com o assassinato de Santo Estevão.

Sua conversão ocorreu de modo inesperado a caminho de Damasco, quando liderava uma perseguição contra os cristãos daquela cidade. Jesus Ressuscitado apareceu-lhe e o derrubou do cavalo, transformando-o de cruel perseguidor dos cristãos em ardoroso apóstolo dos gentios.

Ele consagrou a sua vida ao serviço de Cristo, viajando por todo o mundo conhecido de então, anunciando o Evangelho de Jesus Cristo e o mistério de sua paixão, morte e ressurreição. É sem dúvida uma das principais colunas do cristianismo.

A conversão de São Paulo é muito significativa no contexto pessoal de todos nós. Que também nós possamos nos converter de coração sincero a viver uma vida conforme a vontade de Deus abandonando os erros e procurando a virtude e a graça de Deus!





ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA CRISMA E PRIMEIRA COMUNHÃO



A secretaria paroquial avisa que já podem ser feitas as inscrições para catequese da Crisma e Primeira Comunhão, porém ainda não se tem a data definida para o início dos encontros.   

A catequese para a Crisma é destinada somente aos jovens que completaram ou que irão completar 15 anos até o mês de julho deste ano. 

Ambas as inscrições devem ser feitas pelos pais ou responsáveis, munidos de uma foto 3x4, na secretaria paroquial, que funciona anexo à Matriz São Sebastião.