sábado, 19 de abril de 2014

CAMINHADA DA PENITÊNCIA


Às 05:00 do dia 15, fieis se reuniram na Matriz de São Sebastião para realizarem a Caminha da Penitência.
Durante a caminhada os jovens da Paróquia realizaram novamente as encenações abordando o tema da Campanha da Fraternidade em combinação à Via Sacra.


















A autora do texto encenado pelos jovens da Paróquia, sra. Fátima, após a celebração, deu seu depoimento para equipe da PASCOM.
" Quando eu comecei a pesquisar sobre o tema, achei que fosse muito difícil chegar em um texto com grande expressão e que atingisse bem a população católica de hoje. Quando comecei a pesquisar, logo me deparei com muitas fotos do Hospital Colônia dentro do assunto do Tráfico Humano em Barbacena e como sou ex funcionária do Hospital, inclusive vivi os horrores do Hospital eu pude com muita clareza desenvolver o tema voltado para esse lado, me preocupava muito a questão de que naquela época as pessoas não se incomodavam com as atrocidades que os pacientes viviam.
Eu sou do tempo das celas, do tempo que nós funcionários ficávamos nos pátios e as vezes a gente pensava QUEM SÃO MAIS LOUCOS? ELES OU NÓS? Era triste a gente poder deitar em nossas camas e pensar que aquelas pessoas nuas ficavam ali meses e meses de castigo, muitas vezes apenas por ter alterado com os funcionários.
Muita coisa a gente via, inclusive a história das pacientes grávidas de passarem fezes no corpo é perfeitamente verídico. Não só passar fezes, mais comer fezes era também uma prática constante. Por que eles comiam fezes? Porque eles foram acostumados assim, no tempo em que não tinha alimentação. Tudo que podiam comer para matar a fome eles comiam.
Desenvolvi o tema e fui muito feliz porque encontrei o apoio da juventude da Paróquia que pode fazer essa maravilha de encenação que todos viram pelas ruas, superando as nossas expectativas e tudo em um curto espaço de tempo.
O objetivo, nós só vamos conseguir ver se foi alcançado a partir das ações e mudanças de posturas frente às situações humilhantes que acontecem em Barbacena.
A felicidade que eu encontro é de ver que a igreja católica tomou a iniciativa quando Padre Ronaldo e Dom Luciano junto ao governador da época Hélio Garcia abraçaram a causa do hospital Colônia e hoje os novos funcionários conseguiram transformar o Hospital em um lugar muito 
melhor que aquele que eu conheci no ano de 1986."
Texto e fotos: Joseanne  Ceolin e Paulo César

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM