quinta-feira, 17 de abril de 2014

"EU VOS DOU UM NOVO MANDAMENTO"

A quinta-feira Santa é tradicionalmente o dia dedicado à celebração da instituição da Eucaristia, do Sacerdócio e do Mandamento Novo. Na Matriz de São Sebastião, Padre Adelson presidiu a santa missa, que teve Padre Mauro concelebrando.

Após a proclamação do Evangelho, Padre Adelson lavou os pés de doze discípulos - homens, mulheres e jovens representantes das entidades que trabalham com inclusão social.

Na homilia, Padre Mauro enfatizou o ato de Jesus Cristo lavar os pés dos apóstolos, sendo esta a Sua herança para todos nós: lavarmos os pés uns dos outros, servirmos uns aos outros de forma gratuita, sermos sinal da presença de Deus por onde passarmos.

Abaixo, a síntese da homilia:

"Nesta noite santa iniciamos o tríduo pascal, recordando hoje a instituição da eucaristia. Jesus Cristo ceou com seus discípulos. Ele tomou o pão e o vinho - "eis meu corpo e meu sangue". Enquanto Ele ceava, levantou-se e lavou os pés dos discípulos, deixando-nos uma herança. Somos herdeiros de Jesus e somos convidados a seguir o Seu exemplo: servir! 

As instituições aqui hoje representadas fazem o que Jesus fez no passado, colocando-se à serviço dos mais pobres e marginalizados da sociedade. Hoje somos convidados a atualizar o gesto de Jesus nas nossas atividades diárias. Jesus,quando lavou os pés dos discípulos, disse "dei o exemplo e agora façam o mesmo". Mas hoje não conseguimos fazer isso sozinhos. Muitos precisam do nosso olhar amoroso, misericordioso, do sorriso. O nosso povo tem carências, todos temos carências e muitas pessoas têm sofrido muito. Falta informação nas filas dos hospitais, falta educação na forma de se tratar alguém, há rispidez em excesso. Se você não tem dinheiro, não tem posses, você não é bem tratado. Tratamos as pessoas pelos títulos e não por serem pessoas, filhos e filhas de Deus. Jesus Cristo nos amou do jeito que somos e não pelos títulos. Esta é a sua herança. Ser simpático, solidário, cordial.

Ao receber a eucaristia, tornamo-nos sacrário de Deus. Ele passa a habitar em nós e onde estivermos, Ele estará também! Ele estará através do nosso sorriso, da nossa gentileza e educação. O mundo precisa perceber Deus através de nós. Lavar os pés é amar gratuitamente. Precisamos de gratuidade e muitas vezes somos interesseiros. Isso não é ser herdeiro de Deus. 

Vamos ser na terra outro Cristo, quem nos ver, verá Jesus Cristo, verá Deus! Esta noite somos convidados a experimentar o amor de Deus que nos abraça e reanima. Deixemos que o Espírito Santo nos fortaleça nesta caminhada!"

















































Colaboração: Débora Ireno Dias
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM