domingo, 20 de abril de 2014

"JESUS, O NOVO ADÃO, RESTABELECE A AMIZADE DO HOMEM COM DEUS"



Em uma cerimônia repleta de símbolos e rituais, Padre Adelson Clemente, na homilia da Vigília Pascal, fala sobre o amor de Deus que se revela a todos através da Ressurreição de Jesus Cristo e convida a ter coragem para viver uma vida nova.


Abaixo, a homilia na íntegra:



“Pai em tuas mãos entrego o meu espírito”. 


Com estas palavras Jesus entrega seu espírito nas mãos do Pai, morre na Cruz, aceita os desígnios do Pai. Aceita libertar e salvar o mundo do pecado, aceita restaurar a obra do Pai. 


Caríssimos irmãos a Cruz de Jesus é um gesto de profunda solidariedade com todos os sofredores. Onde houver um irmão que sofre, ao seu lado estará Jesus sofrendo com ele e alimentando sua fé e esperança.


Se em Adão o pecado rompeu com os planos do Pai, em Jesus, o novo Adão, temos restabelecida a amizade com Deus. Agora libertos do Pecado, somos homens novos em Jesus Cristo. A Ressurreição é a portanto a ressurreição da Esperança.


Com a ressurreição de Jesus nasce esperança, no coração dos discípulos e também para cada um de nós. A esperança de uma vida nova! 


A morte rouba nossa esperança, nos amedronta, tira a confiança no amor de Deus. É da sepultura, das profundezas, que Jesus resgata nossa esperança. Foi esta a experiência dos discípulos em Jerusalém, também deve ser a nossa experiência. Após o medo da morte, o horror causado pelo pecado, depois de tantas situações que roubam nossa confiança em Deus, cabe-nos experimentar a vida nova em Jesus.


Olhando para nossa volta, para o mundo, tantas são as situações de morte, de injustiças, de maldades, de indiferenças, de crueldades, de ausência de liberdade, estas nos roubam a paz, tiram o nosso sossego, e mais, acabam por aniquilar no nosso coração a esperança de dias melhores. Mas Jesus nesta noite jubilosa quer ver nosso coração ressurgido, em jubilo. Para isso é preciso que nós cristãos que celebramos a páscoa de Jesus, que participamos de sua morte e ressurreição, sejamos pessoas de Esperança, capazes de olhar para este mundo com um olhar de otimismo. Cristãos que semeiam a paz a justiça e fraternidade por onde passam. Não podemos viver como que em uma constante quaresma. Nossa feição precisa ser alegre, transfigurada, com Jesus ressuscitado deve também renascer a alegria em nós.


Ao olhar para todas estas situações de morte, devemos apresentar nosso testemunho de fé na ressurreição. Acreditar que pode ser diferente, deixar renascer no mais profundo de nossos corações a certeza que Jesus deu a vida para tivéssemos uma vida melhor. Destarte quando vejo a situação da saúde, da política, da segurança pública ou situação contrária a dignidade humana, preciso levar esperança. Não posso ser omisso como Pilatos, preciso a partir de minha fé iluminar estas trevas, se preciso denunciar, pois nestes lugares de morte e injustiça Jesus está, e quer ressuscitar. 


Portanto, Ele quer que morra a burocracia, a corrupção, a injustiça. Ele quer ressuscitar nas longas filas dos superlotados hospitais, nas cadeias superlotadas e desumanas, nas situações de tráfico humano, etc.


Ressuscitar num tratamento digno de saúde, numa ressocialização como acontece nas  Associação de Proteção e Assistência aos Condenados – APAC, na política participativa e solidária, nos lares de Idosos ameaçados de fechamento. Mas para isso precisamos de pessoas, que experimentaram a vida nova em Cristo que tenham coragem de se doar em vista do bem comum. 


Papa Francisco vai nos dizer que: “O sofrimento recorda-nos que o serviço da fé ao bem comum é sempre serviço de esperança que nos faz olhar em frente, sabendo que só a partir de Deus, do futuro que vem de Jesus ressuscitado, é que a nossa sociedade pode encontrar alicerces sólidos e duradouros”.

Irmãos e irmãs tenhamos coragem de resgatar a esperança em nosso coração para assim sermos promotores de vida e liberdade, pois foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Não podemos permitir que sejam sepultados nossos sonhos do Reino de Deus. 


Cristo ressuscitou, aleluia, venceu a morte. 

Padre Adelson Clemente
Páscoa do Senhor Jesus - abril 2014
Fotos - Débora Ireno Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM