segunda-feira, 17 de agosto de 2015

O MUNDO COMEMORA O BICENTENÁRIO DE DOM BOSCO, PAI E MESTRE DA JUVENTUDE!



Barbacena também celebrou os 200 anos do nascimento de Dom Bosco. Dia 16 de agosto foi uma data marcante para toda a Família Salesiana que, nos quatro cantos do mundo, nas diversas obras onde o carisma está presente, festejou o nascimento deste grande homem, proclamado santo pelo Papa Pio XI (1934) e aclamado "Pai e Mestre da Juventude", por João Paulo II


Dom Bosco foi um sacerdote católico italiano que deixou como herança o Sistema Preventivo, método educativo baseado na razão, na religião e na "amorevolezza", palavra sem tradução na língua portuguesa que alguns identificam como bondade. Pode-se dizer que esse é "o evangelho em termos de pedagogia", pois ao mesmo tempo é educação, pastoral e espiritualidade. Para colocar em prática seu carisma e oficializar sua obra, Dom Bosco fundou a Pia Sociedade São Francisco de Sales, conhecida por Salesianos e foi também co-fundador da congregação das Filhas de Maria Auxiliadora, conhecida por Salesianas. Madre Mazzarello, após partilhar seus projetos, recebeu todo o apoio de Dom Bosco para construir um colégio para meninas. 


Padres Salesianos e Irmãs Salesianas já atuam em Barbacena há muito tempo, e com esta presença educativa trazem benefícios imensuráveis à população. No Salesianos, atualmente, estão instalados o Noviciado, espaço de formação para futuros padres Salesianos, o Oratório Festivo, nos finais de semana e o Centro Salesiano de Documentação e Pesquisa (CSDP), que é referência para muitas pesquisas históricas, principalmente da história Salesiana no Brasil. Já as irmãs Salesianas, gerenciam uma escola privada, com segmentos da Educação Infantil ao Ensino Médio, fazendo parte da maior rede católica do Brasil, a Rede Salesiana de Escolas (RSE) e o Oratório diário Madre Madalena Morano, que atende a 180 crianças em situação de vulnerabilidade social. 


O evento comemorativo ocorreu no sábado e domingo, dias 15 e 16 de agosto, e a programação consistiu em carreata e passeio ciclístico pelas ruas da cidade; inauguração do monumento de Dom Bosco na praça Dom Bosco, próxima aos Salesianos; brincadeiras e esporte no Grande Oratório Festivo e Cristo Dance, encerrando assim, as comemorações do primeiro dia, com a participação de toda comunidade barbacenense. 


As festividades de domingo foram restritas aos religiosos e leigos educadores que atuam nas obras salesianas da cidade, e aos membros da Família Salesiana, representados, sobretudo, pelos Cooperadores Salesianos que se organizam em uma Associação e comungam da missão de Dom Bosco.  Eles se reuniram para a celebração eucarística e almoço. 


Todo evento será lembrado e revivido por longa data, afinal, 200 anos de história não podem ser esquecidos jamais! E que venham mais 200 anos de vida e missão partilhada em prol das crianças e da juventude. 


























Informações: Fernanda Alvarenga
Diretora Pedagógica Instituto Maria Imaculada
Salesianas


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM