terça-feira, 25 de agosto de 2015

PASCOM REFLETE TÉCNICAS, MEMÓRIA E SENSIBILIDADE

Técnica, história e muita sensibilidade marcaram o final de semana da Pastoral da Comunicação (Pascom) da paróquia de São Sebastião. Nas tarde de sábado e domingo, cerca de 15 pessoas se reuniram para participar de um Curso de Fotografia com o fotógrafo Thiago Lemos. Entre os participantes, a maioria membro da Pascom, havia também amantes da fotografia que ainda não atuam na Igreja, mas que se juntaram à pastoral para refletir sobre a fotografia, algumas de suas técnicas e sua relação com o contexto, com a história e com a cultura. 
Para a coordenadora da Pascom, Débora Ireno, o curso permitiu a reflexão sobre o trabalho de comunicação que a pastoral vem realizando. “Vejo nesse curso a oportunidade de se ter um novo olhar dentro da nossa igreja, tanto nos trabalhos que já realizamos na Pascom, quanto nas atividades do dia a dia na nossa comunidade”, destacou Débora, se referindo ao aumento das possibilidades de trabalho que a reflexão sobre a fotografia permitiu. 
O sábado foi dedicado às técnicas fotográficas. Thiago, que atua como fotógrafo desde 2011, provocou os participantes para um olhar mais técnico. Sua experiência foi exposta também em forma de belíssimas fotografias, que serviram de pano de fundo para uma discussão em torno da relação do fotógrafo não só com o equipamento, mas com o contexto e a cultura do momento, pessoa, evento ou paisagem que está sendo retratada. “É mais que uma imagem, há um contexto, um sentimento, uma emoção a ser transmitida no momento da fotografia”, disse Thiago.
A história da Matriz de São Sebastião e a responsabilidade de cada pessoa para com o patrimônio histórico de um povo foram destaque na primeira parte do curso durante a tarde de domingo. Na oportunidade, o paroquiano Ladislau Ireno levou os participantes a uma viagem pela história da Matriz. Seu envolvimento com a construção daquela igreja ainda na década de 1960, ilustrado por seu acervo fotográfico da época, remontou a história dos pilares que deram origem ao que hoje é chamado de Matriz de São Sebastião. O cuidado com as construções antigas e o que elas representam foram destaques nas palavras de Márcio Dias, historiador especialista em patrimônio histórico, que despertou os participantes para a história por trás das obras seculares. Márcio discutiu assuntos relacionados à lei do tombamento e sua tentativa de manter viva a história. Além disso, chamou cada um a refletir sobre o seu papel na preservação da história patrimonial da cidade.
A segunda parte do curso foi dedicada à produção fotográfica dos participantes. Detalhes internos da matriz e sua grandiosidade, representada pelas curvas da parte externa, foram resgatadas pelas lentes amadoras dos participantes. E o resultado dessa experiência também faz parte de um projeto que pretende contar a história da Matriz de São Sebastião. “Faremos uma exposição com esse material e temos planos de eternizar essas imagens. São projetos que já estão sendo planejados e com os quais pretendemos resgatar a história, despertando o que de melhor a fotografia nos permite: memórias, histórias e sentimentos”, afirma Thiago Lemos.












Fotos: Gabriela Cabral/Thiago Lemos
Texto: Daniele Ribeiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM