segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

“Tu és Sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedec”



Dia 28 de janeiro, quando a Igreja celebra a vida de São Tomás de Aquino, na Matriz de São Sebastião, Barbacena, o Diácono Orlando Abreu entregava sua vida à Deus através do sacramento do sacerdócio. Participarem da liturgia seus pais, Maria e Osvaldo Abreu, seus irmãos, cunhadas e sobrinhos, padres de Barbacena e região, padres e missionários da Congregação do Verbo Divino e leigos vindos de diversas partes da região Sudeste. 
Diácono Orlando, agora Padre Orlando Abreu, congregado dos Missionários do Verbo Divino, recebeu o sacramento da Ordem pela imposição das mãos de Dom José Luiz Bertanha, bispo da Diocese de Registro/SP.  Ao ser chamado para se apresentar perante o Bispo e a assembleia, Diácono Orlando respondeu “presente e Viva Jesus”, numa referência à saudação dos confrades vicentinos. 
Antes da homilia, duas pessoas foram dar testemunho sobre a vida do Padre Orlando, falando sobre sua atuação desde a infância e adolescência na catequese – palavras de Dona Guilhermina – e na sua vida de confrade vicentino, na Conferência de Antônio Frederico Ozanan, da qual participou por 11 anos, até ingressar no seminário – palavras de Dona Imaculada. 
Na homilia, Dom José enalteceu a vida missionária assumida por Orlando desde sua mocidade. Enalteceu o trabalho da Sociedade de São Vicente de Paulo na ajuda e auxílio aos mais necessitados – vida em missão. Numa referência ao evangelho de Jo, 15, 16 – “não foste vós que me escolhestes e sim eu que vos escolhi”, Dom José falou diretamente ao ainda Diácono Orlando do chamado de Deus em sua vida e do quanto ele se dispôs a ser missionário, trabalhando em missões dentro e fora do Brasil. Após a homilia, começou o rito sacramental, onde, após responder a várias perguntas, o Diácono Orlando foi declarado Padre, Sacerdote para sempre. Todos os padres presentes impuseram suas mãos também sobre o Padre Orlando, e o abraçaram como quem abraça um irmão mais novo, acolhendo-o junto ao Clero. 
A assembleia ali reunida ovacionou Padre Orlando e, num gesto de carinho e fé, orou pela sua vocação, pela missão agora assumida em sua vida. 
Um dos momentos mais emocionantes foi o abraço dos seus familiares, quando seus irmãos se ajoelharam e, num gesto alegre, pegaram Padre Orlando no colo. Brincadeira de crianças, grandes crianças! 
Ao final da celebração, Padre Orlando fez seu agradecimento. Falou da sua família, dos amigos, da Sociedade de São Vicente de Paulo e dos amigos missionários. Agradeceu a presença de todos em sua vida e naquele momento especial de celebração. Após, abençoou a todos. 
Barbacena ganhou um novo sacerdote. E continuamos orando, pedindo a Deus para que novas vocações surjam entre nossos jovens. E que os vocacionados e seminaristas tenham fortaleza na fé para continuarem trilhando os caminhos certos até o sacerdócio.

Débora Ireno

domingo, 29 de janeiro de 2012

E ainda há boas lembranças da nossa Festa de São Sebastião 2012. Leiam...



“SENHOR, É BOM ESTARMOS AQUI.” (MT. 17,4).        
Nossa família paroquial de São Sebastião de Barbacena, desde dia 8 de janeiro, com uma bela carreata, dando abertura ao primeiro grande evento religioso do ano de 2012, a festa de São Sebastião, viveu inesquecíveis momentos de felicidade. Durante a novena, iniciada no dia 11, dentro da celebração de cada dia, os temas propostos segundo o PAE – Projeto arquidiocesano de Evangelização, foram se sucedendo, convergindo num sentido único, nos seus diversos aspectos: A responsabilidade da Igreja no mundo de hoje, e a responsabilidade de cada um de nós batizado, cristão católico, membro da Igreja, comprometido com Ela. A Igreja será no mundo o que cada um de nós for. Principalmente pelo testemunho de vida. Foi a conclusão que chegamos das belas mensagens eloquentemente deixadas pelos diversos sacerdotes que nos prestigiaram nas celebrações desses dias.
Com disse acima, foram momentos inesquecíveis. No final poderíamos até mesmo dizer, a exemplo de Pedro, Tiago e João diante da TRANSFIGURAÇÃO DE JESUS: - “SENHOR, É BOM ESTARMOS AQUI”. (Mt.17,4) – Sentíamos como se estivéssemos no Monte Tabor. Aliás, o Monte Tabor estava ali na nossa Matriz. Pois onde está Jesus Sacramentado, aí está o Monte Tabor.
Durante as adorações, diante do Santíssimo exposto, assaltavam-nos belos pensamentos como: Jesus está realmente aqui conosco, tal como prometeu: -“Eis que eu estarei com vocês todos os dias, até o fim o mundo” (Mt. 28,20). – Por essa razão respondemos em nossas celebrações: - Ele está no meio de nós! – E isto se deve ao fato de sua solidariedade para conosco que viríamos ao mundo após sua partida. Ele se foi. Mas ficou conosco. Este é o maravilhoso mistério do amor de Deus, expresso na Sagrada Eucaristia. É isso que nós sentimos nesses dias. O Céu por uns instantes na Terra, e a Terra no Céu. Paróquia de São Sebastião em colóquio com Deus.
Foram momentos de enriquecimento e conforto espiritual, de conscientização e preparação para a nossa missão, como Igreja no mundo de hoje, a partir da família e nos diversos ambientes nos quais vivemos.   
Aos nossos caríssimos padres Mauro e Euder, e aos Sacerdotes e Diáconos visitantes, com gratidão, parabéns pelos belos momentos proporcionados à família paroquial de São Sebastião. Também foi muito bom ver nossos seminaristas contribuindo com suas presenças e ajuda nas celebrações. O seminarista Rodrigo foi espetacular pela bela e entusiástica criatividade, ao mesmo tempo ética, nas animações litúrgicas. Foi uma bela revelação. Esse moço vai longe! A todos, Deus lhes pague. Valeu!
Terminada a festa, agora é descer do Monte Tabor. Pois, para gozar da Visão Beatífica de Deus à luz da glória eternamente e não mais à luz da fé, é preciso passar pelo crivo das provas, das lutas. É necessário trabalhar. Portanto, mãos à obra.
                             Ladislau Ireno Filho
Paroquiano de São Sebastião

sábado, 28 de janeiro de 2012

AVISOS PAROQUIAIS

· Inscrições para a Catequese, incluindo o Curso de Crisma: ao final da missa, na Igreja ou no Escritório Paroquial. Favor trazer uma foto ¾.
· Inscrições para a Formação Bíblica: Escritório Paroquial. Os encontros de formação acontecerão toda última quarta-feira de cada mês, na Matriz de São Sebastião.
· Celebração da Luz: dia 2 de fevereiro, quinta-feira, às 19h30, na Matriz de São Sebastião. Para esta Celebração, favor trazer velas.
· Missa de acolhida da Catequese: dia 5 de fevereiro, às 9 horas, na Matriz de São Sebastião.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

ERA UMA VEZ UM SORRISO


Era uma vez um sorriso que, isolado e só, morava num quartinho, sem nunca sair de casa. Mas, num certo dia resolveu dar uma saída, para conhecer pessoas e com elas conversar. E percebeu, depois de algum tempo, que todas pareciam tristes: Corriam para cá e para lá, sem se importarem umas com as outras. Começou a ficar triste também e a perder seu sorriso. De repente, notou que alguém vinha em sua direção. Olhou bem, e viu que era uma moradora de rua, uma catadora de coisas, que dele se aproximou cantarolando, e sempre sorrindo o cumprimentou: Olá, como vai? O dia está belo não acha? - O sorriso, intrigado, perguntou: - Porque você, sendo tão pobre, se mostra tão feliz, cantarola e cumprimenta a todos, mesmo sem eles corresponderem? -  A catadora de coisas respondeu: - Ora, quando eu percorro as ruas para o meu serviço, vejo as pessoas, embora bem vestidas e bonitas, tristes e frustradas, incomunicáveis umas com as outras, andando apressadamente para todos os lados, parecendo robôs, sem sensibilidade. E ao perceber isso, sinto pena delas. Então, resolvo exercitar as maiores riquezas que Deus me deu: O sorriso, o otimismo e a esperança, certa de que com esses dons a gente pode tornar o mundo melhor. Suavizar o peso da minha cruz e as deles também. Bom, pelo menos tento fazer a minha parte! – O sorriso que nunca saía de casa, ao ouvir aquelas palavras, não se conteve, e perguntou: - Posso me juntar a você? – Sim, pode! Respondeu a moradora de rua. – E o sorriso concluiu: Descobri que os dons que Deus nos dá, não podem ficar escondidos no nosso pequeno mundo, num quartinho do nosso coração. Que a gente deve colocá-los á serviço dos outros, para tornar o mundo melhor, tentando contagiar a todos com o que de melhor a gente tem. -E juntando-se, deram ás mãos. E lá se foram: Moradora de rua e Sorriso, cantarolando e a todos cumprimentando, tentando contagia-los com seu otimismo, com seu sorriso. Para terminar: Onde está o seu sorriso? Fechado no quartinho do pequeno mundo do seu coração?
Neste Natal, abra o seu coração e compartilha um sorriso de otimismo com seu irmão. Feliz Natal! Ótimo Ano Novo. 
                                                                                                                               Ladislau Ireno Filho    

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

ORDENAÇÃO SACERDOTAL



No próximo sábado, 28/01, a cidade de Barbacena prestigiará a ordenação sacerdotal de mais um filho da terra. Às 16h30, na Matriz de São Sebastião, pela imposição das mãos de Dom José Luiz Bertanha – Bispo da Diocese de Registro, SP –, será ordenado o Diácono Orlando Abreu, membro da Congregação dos Missionários do Verbo Divino (SVD), cuja história de vida se assemelha à da maioria dos vocacionados ao ministério sacerdotal.
De origem simples, nasceu em 29/08/1974 e iniciou o seu processo formativo no ano de 2001, como aluno do antigo pré-juvenato “São Geraldo”, na cidade de Barbacena. De 2002 a 2004, cursou filosofia no Instituto Santo Tomás de Aquino (ISTA), na cidade de Belo Horizonte, e teologia na cidade de São Paulo, no ITESP – Pontifício Ateneu Santo Anselmo –, nos períodos 2006-2007 e 2010-2011. Passou pela etapa do Noviciado, no ano de 2005, na casa de formação verbita, em Juquiá na Diocese de Registro – SP e, nos anos de 2008 e 2009, participou do programa de formação missionário denominado “Programa de formação trans-cultural (PFT)”, nos EUA e numa ilha do Caribe, chamada Montserrat.
Às vésperas da sua ordenação, o Diácono Orlando Abreu concedeu à PASCOM da Paróquia São Sebastião de Barbacena uma pequena entrevista na qual relatou os sentimentos por ele vividos nestes últimos momentos do seu diaconato, bem como as expectativas e os desafios a serem enfrentados, sobretudo no início da sua vida missionária sacerdotal. Confira:
PASCOM: Diácono Orlando, após 11 anos de preparação, o senhor se vê como totalmente pronto para receber o ministério sacerdotal? E quais os sentimentos ou sensações que o acompanham nestes últimos dias antes da sua ordenação?
DIÁCONO: Em se tratando de formação, no sentido categórico formativo institucional, digamos que sim. Mas o processo formativo vai se fazendo enquanto a vida se procede em seu caminhar; assim sendo, “é no caminho da vida que nos formamos” como pessoa e aprimoramos nosso ser espiritual. Portanto, não me considero totalmente pronto, mas apto a continuar com o meu processo e ajudar a outros a encontrarem também o seu caminho.
PASCOM: Sabemos que a missão dos religiosos se cumpre a partir do carisma proposto por cada congregação. Explique-nos, por favor, qual o carisma da sua congregação e qual o seu destino após receber o ministério sacerdotal?
DIÁCONO: O carisma da Congregação é o anúncio do Evangelho, sobretudo nos lugares onde ele ainda não foi anunciado ou foi anunciado de maneira insuficiente. E atuamos nas dimensões da Justiça e Paz e integração da criação, da comunicação social, da Bíblia e da Animação Missionária/Vocacional a partir das quais fazemos diálogo com os pobres, os buscadores de fé, os que não tenham crença e os de outra cultura. Agora, com relação ao meu destino missionário, gostaria de fazer uma explicação, antes de responder: o mais importante na congregação a qual pertenço é ser missionário religioso; o ministério sacerdotal é mais uma forma de auxílio à missão, de serviço ao Reino de Deus e ao povo. Devido, então, às necessidades da Congregação, estou indo auxiliar na Missão de Santa Cruz, na cidade de Montreal, no Canadá.
PASCOM: Mesmo saindo do Brasil, o senhor deve ter, certamente, muitas expectativas para a vivência do seu ministério como, também, alguns desafios. Quais seriam?
DIÁCONO: Enquanto desafios, creio que os principais estejam relacionados à adaptação em uma nova cultura que implica na forma de viver daquele povo, na aprendizagem de um novo idioma, na adaptação com o clima etc. No que diz respeito às minhas expectativas para o futuro, penso em, simplesmente, exercer bem aquilo que me corresponde e buscar, a cada dia, um aprimoramento pessoal e espiritual para melhor atender as pessoas com quem conviverei.
PASCOM: Para finalizar, qual mensagem o senhor gostaria de deixar àqueles que desejam servir à Igreja e ainda se sentem temerosos?
DIÁCONO: Gostaria de deixar a mensagem em terceira pessoa: não desanime diante das dificuldades da vida. Deus o ama como você é e o convida a ajudar na missão. Existem diversas atividades na Igreja, nas quais você pode ajudar e, assim, promover ações que sejam voltadas para o bem da comunidade, fazendo com que a sua vida cristã reflita, diretamente, no seu convívio social.
A Paróquia São Sebastião de Barbacena parabeniza, desde já, o diácono Orlando e os seus familiares pela sua Ordenação Sacerdotal. Deus os abençoe.

sábado, 21 de janeiro de 2012

AS ÚLTIMAS TARDES DE LAZER OCORRIDAS NO ADRO DA MATRIZ

A festa acabou, mas as atividades extras ainda não. Nesta sexta, 20, e neste sábado, 21, o adro da Matriz de São Sebastião ficou, novamente, movimentado com a presença de crianças e jovens que participaram, sob a coordenação dos tios e adolescentes do EAC, das últimas tardes de lazer, ocorridas no período das 14 às 17 horas, aproximadamente, conforme constadas na programação da “Festa de São Sebastião - 2012”. Além da participação dos pais das crianças, a novidade desta vez ficou, também, por conta dos adultos que, após a realização da festa, tiveram, neste sábado, 21, o seu merecido momento de confraternização, participando, também, de brincadeiras como jogos de mesa (truco, buraco, dama) e ainda de jogos interativos com os adolescentes.
A Paróquia São Sebastião renova os seus agradecimentos aos membros do EAC pela colaboração na realização das atividades de lazer, bem como a todos os agentes de pastoral que, direta ou indiretamente, colaboraram para a brilhante realização das festividades de 2012 em honra ao Glorioso Mártir. Que Deus recompense a cada um pelo seu esforço!

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

ÚLTIMA MISSA DO DIA DE SÃO SEBASTIÃO










































Emocionante foi a missa solene que marcou o encerramento da festa de São Sebastião 2011, de acordo com a fisionomia das mais de 1000 pessoas que se fizeram presentes na Matriz. Precedida pela procissão solene, iniciada por volta das 18h30, que percorreu algumas ruas da Paróquia, a última missa foi presidida pelo padre Walter Monteiro da Paixão – pároco da Paróquia Divino Espírito Santo, em Ouro Branco – e concelebrada pelos padres Mauro Lúcio, Euder e Hilário, além do diácono Orlando.
Padre Walter Monteiro, ao início da sua homilia, também fez questão de destacar a tamanha presença dos fiéis, dizendo que “é tão bom chegarmos aqui e encontrarmos a casa de Deus tão cheia, cheia da graça no coração de cada um de vocês” e ainda que “a cada homenagem que fazemos aos nossos santos, reconhecemos, na verdade, o sim que eles deram a Deus. Reconhecendo isso – continuou – crescemos cada vez mais em graça diante Dele; caso contrário, de nada valeu a nossa novena”, completou.
Padre Walter lembrou a todos que “a nossa missão é formar uma comunidade de batizados que se alegra em anunciar” e disse de sua tristeza ao ver que existem pessoas que não se deixam tocar pelo espírito missionário da Igreja através da Palavra e da Eucaristia: “como é triste ver que existem pessoas que se colocam diante da Palavra e da Eucaristia e deixam os seus ensinamentos passarem!”, exclamou. “Não podemos ser cristãos apenas dentro da Igreja. Precisamos promover o amor de Deus lá fora”, continuou.
E, ao final, suplicou: “que nós sintamos, sempre, a responsabilidade de evangelizar e, assim, levemos ao povo a libertação dos seus sofrimentos”, concluiu.

SEGUNDA MISSA DO DIA DA FESTA DE SÃO SEBASTIÃO



















Às 11 horas, ocorreu a segunda missa solene em honra ao Glorioso Mártir São Sebastião, presidida pelo padre Tarcísio Sebastião Moreira – diretor do Colégio Arquidiocesano de Mariana, em Ouro Preto e administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Cachoeira do Brumado – e concelebrada por vários padres de Barbacena.
Padre Mauro Lúcio iniciou a sua homilia dizendo que “durante a novena, reafirmamos o nosso compromisso de ser uma Igreja de discípulos missionários, conscientes de que a Igreja Viva com a qual devemos sonhar vai além da beleza das paredes, levando-nos a ter prazer por ser uma ‘Igreja povo’ que vai ao encontro dos irmãos”. Padre Mauro ainda ressaltou a obediência como uma virtude positiva de cada cristão: “enxergamos em São Sebastião as características de uma pessoa audaciosa que, mesmo sendo martirizado, continuou com o seu propósito de ser obediente a Deus. Nós, também, precisamos ter um pouco mais de audácia na nossa vivência eclesial – continuou –, porém, que sejamos audaciosos obedientes, tendo, sempre, em mente que Deus é a nossa maior referência”, completou.
A homilia foi encerrada com uma retomada da proposta da Liturgia da Palavra que, segundo padre Mauro, “chama a cada um de nós a ir ao encontro do outro, assim como Jesus fez na narrativa de Marcos (Mc 3, 13-19)”. “Que as atitudes de São Sebastião nos inspirem a aproximar mais de Deus e dos nossos irmãos para sermos verdadeiros discípulos de Jesus Cristo, fortalecidos pela Palavra e pela Eucaristia”, finalizou padre Mauro.

PRIMEIRA MISSA DO DIA DA FESTA DE SÃO SEBASTIÃO































O dia festivo em honra ao Glorioso Mártir São Sebastião começou em grande estilo. A emocionante homilia do padre Euder na missa de abertura das festividades, às 8 horas, deixou claro o quanto a Paróquia São Sebastião se sente alegre e agradecida pelo sucesso da festa que se deu devido à brilhante participação da comunidade durante a novena: “hoje é o Solene dia do Glorioso Mártir São Sebastião. Nossa família paroquial se reveste de uma alegria especial neste dia”. “Foram muito envolventes, nós sabemos, todos os dias de nossas celebrações. A presença de nossas comunidades e também de nossos setores, uma feliz iniciativa que deu certo, porque deu vida à novena e nos ajudou a rezar e viver o objetivo de nossa festa, a saber: promover o encontro com Jesus Cristo e, através d’Ele, com os irmãos”, prosseguiu.
Padre Euder ressaltou, ainda, a importância das atividades extras promovidas pela Paróquia, durante a novena. De acordo com o padre Euder, contribuíram muito para a formação de uma Igreja viva, consciente de seu trabalho missionário: “de fato, unindo nossas celebrações eucarísticas às iniciativas das tardes de lazer, das noites culturais e de confraternização em nosso adro, conseguimos sentir a presença de uma Igreja viva, chamada a assumir, no discipulado, a comunhão e a missão, conforme nos propõe o PAE – Projeto Arquidiocesano de Evangelização. Foi bom ver as comunidades empenhadas e envolvidas nesta grande festa. Foi maravilhoso – continuou – perceber que agimos de fato como uma comunidade de vida, onde há serviço e espaço de reconhecimento para todos, onde cada um é importante e onde cada um partilha o seu dom com a comunidade”. E ainda enfatizou que “a Igreja deve ser assim, como lembrou o nosso Papa, em Aparecida, uma Igreja da atração”.
Ao final, suplicou: “Que São Sebastião nos ajude a crescer ainda mais em nossa consciência comunitária para atrair os corações a Jesus Cristo pelo nosso testemunho de comunhão de vida e de amor fraterno. Vivendo desse modo, reafirmaremos nossa única identidade: uma Igreja, que é comunidade, chamada a ficar com o Mestre e enviada por Ele para pregar o Evangelho da libertação aos pobres, da justiça aos oprimidos, da cura aos enfermos de corpo e de alma. Amém!”.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

NONO DIA DA NOVENA



O último dia da novena em honra ao Glorioso Mártir São Sebastião foi marcado por uma presença maciça dos fiéis que meditaram sobre o tema “A Igreja de Jesus Cristo, nossa casa, é lugar de encontro”. Pela manhã, na missa das 8 horas, presidida pelo padre Mauro Lúcio, o seminarista Rodrigo Artur iniciou a sua homilia fazendo uma síntese dos temas meditados no decorrer dos dias anteriores para dizer que a dimensão do encontro é indispensável na vida de cada missionário: “ao longo dos últimos dias, as palavras dos padres que por aqui passaram nos ajudaram chegar à conclusão de que a proposta missionária da Igreja para cada um de nós, nos dias atuais, se fundamenta na construção de uma comunidade viva, cumpridora da sua missão batismal de anunciar e celebrar o seu Senhor”. “Não podemos, pois, pensar em missão sem que haja a palavra encontro (conosco, com Deus e com o próximo); assim, Deus se faz presente nas nossas fraquezas nos encorajando a anunciá-Lo. Portanto, que saibamos acolhê-Lo em nossas vidas para transmiti-Lo, autenticamente, aos nossos irmãos e irmãs”, concluiu.
Às 19h30, na missa solene, presidida pelo padre José Julião da Silva - pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, em Senhora dos Remédios - e concelebrada pelo padre Mauro e pelos diáconos Orlando Abreu, Randolfo Andrade e Antônio Rodrigues do Prado, foi destacada a disponibilidade de tempo como a solução para que haja uma Igreja de encontro: “todos nós precisamos de tempo para viver: uma frase tão simples, mas muitas vezes repetida pelo fato de muitos de nós dizermos não ter tempo mais nem para as coisas necessárias”, ressaltou o padre Julião.
Segundo o padre Julião, o avanço das tecnologias traz consigo um grande desafio para a humanidade: “o tema do dia nos pede para termos mais tempo para ‘ser gente’ no que diz respeito ao convívio social. Mas como ‘ser gente’ num período em que parecemos estar a serviço da tecnologia ao invés de sermos por esta servidos?”. Padre Julião acrescentou ainda que “é preciso viver bem com o outro, mas apenas viver bem não basta; precisamos viver bem com o outro e fazer a diferença em sua vida, assim como fez Jesus” (Mc 3, 7-12). Ao final, fez um apelo: “que nós tenhamos tempo para Jesus Cristo nas nossas vidas! Caso contrário, perderemos o nosso referencial. Perdendo-o, jamais conseguiremos valorizar a presença do outro como se deve”.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

OITAVO DIA DA NOVENA

O oitavo dia da novena foi celebrado pelos paroquianos de São Sebastião e visitantes a partir do tema “A Igreja, em estado permanente de missão, vive a sua mais profunda identidade”. Às 8 horas, padre Euder destacou como um “verdadeiro missionário” aquele que luta, sem medir esforços, para que a Palavra de Deus seja anunciada a todos: “Percebemos na Primeira Leitura (1 Sm 17, 32-33. 37. 40-51) que Davi (com pedras) nada teme ao se colocar à disposição para lutar contra o filisteu (com armas) pelo fato de ir à luta em nome de Deus. Devemos, pois, estar, sempre, cientes de que somente com o coração revestido de Deus, seremos encorajados a realizar a missão para a qual fomos chamados: vencer o mal com o bem”, completou padre Euder. Ao final da sua homilia, padre Euder citou o Papa Bento XVI para dizer à assembleia presente qual a verdadeira identidade da Igreja: “já dizia Bento XVI que ‘a missão além-fronteiras vai muito além de um simples deslocamento territorial. Trata-se disso também, mas se amplia esta compreensão no sentido de uma missão que precisa atingir também a nossa realidade social e cultural e chegar aos corações’. Por isso é que o rosto da Igreja deve ser um rosto missionário de tal modo que quem olhar para a Igreja veja nela o rosto de Deus que sai para anunciar e se aproximar das pessoas. Sejamos, portanto, cada vez mais, revestidos deste espírito”.
Já às 19:30 horas, na missa solene presidida pelo padre João Paulo Guedes - pároco da Paróquia Sant'ana, em Carandaí - e concelebrada pelo padre Mauro Lúcio e pelo diácono Orlando, o tema foi retomado e bem assimilado pelos presentes, quando o padre João Paulo, ao inicio da sua homilia, disse qual deve ser o perfil do verdadeiro missionário de Jesus Cristo nos dias atuais: “somos uma Igreja cristã, missionária, anunciadora de Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida e, por isso, devemos viver essa identidade com Jesus Crucificado e Ressuscitado, comprometendo-nos em anunciá-lo, sobretudo, nas realidades mais desafiadoras”. Ao final, padre João Paulo ressaltou que “somos, igualmente, chamados, pelo Batismo, a ser missionários” e pediu: “que as nossas atitudes gestos missionários sejam feitos em nome de Jesus Cristo e não como uma mera satisfação pessoal e que o nosso testemunho seja, cada vez mais, coerente com as atitudes de Jesus”.

INFORMES PAROQUIAIS



Nós, família paroquial de São Sebastião de Barbacena nos alegramos, durante estes dias, com a presença de cada pessoa que vem à nossa Matriz para celebrar, como Povo de Deus, a novena preparatória para a festa em honra ao nosso padroeiro. E como de costume nos últimos anos, para que todos celebremos como povo reunido pela mesma fé, alguns dias da novena são reservados ao atendimento das Confissões. Portanto, caso você queira se confessar, ainda durante a novena, informamos os horários:

QUARTA-FEIRA, 18: das 14 às 17 horas, na Matriz de São Sebastião.

QUINTA-FEIRA, 19 – VÉSPERA DA FESTA DE SÃO SEBASTIÃO: das 14 às 17 horas, na Matriz de São Sebastião.

Lembramos que nesta quinta-feira, 19, o horário da Adoração ao Santíssimo Sacramento, na Matriz de São Sebastião, permanece: a partir das 18:30 horas.

Para maiores informações sobre os horários das missas no dia 20, fique atento(a) à nossa programação ou procure o escritório paroquial pelo tel.: (32) 3331-1910. Participe conosco para, juntos, reafirmarmos que, com São Sebastião, “somos Igreja, Comunidade de vida e amor em missão”.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

SÉTIMO DIA DA NOVENA



































O sétimo dia da novena, assim como os demais, foi marcado pelo clima de oração e entusiasmo por parte das centenas de fiéis que passaram pela Matriz de São Sebastião, nesta terça-feira, 17. Padre Mauro, na missa das 8 horas, falou, em poucas palavras, sobre a intenção do tema proposto para a reflexão do dia – “A Igreja é instrumento e sacramento do Reino”: “percebemos na Liturgia da Palavra de hoje que, ao contrário de nós, Deus enxerga além das aparências (C.f 1 Sm 16, 1-13) e, por isso, é conhecido como justo, bom e misericordioso (C.f Mc 2, 23-28). Portanto, o nosso olhar misericordioso para os nossos irmãos e irmãs deve nos tornar, cada vez mais, sinas sagrados de uma Igreja Viva que antecipa o Reino de Deus”, concluiu.
Já o pároco da Paróquia Nossa Senhora da Piedade de Barbacena, padre Geovane Luís da Silva, o presidente da missa solene das 19:30 horas – concelebrada pelos padres Mauro Lúcio e Adilson Couto, além dos diáconos Orlando Abreu e Randolfo Andrade –, referiu-se ao tema ressaltando três pilares pastorais a serem vividos pela Igreja: celebração, anúncio e serviço. “Enquanto celebramos a Eucaristia, visualizamos a Igreja, porque Igreja é comunidade que celebra o seu Senhor. Portanto, quanto mais celebrarmos Jesus Cristo, mais o conheceremos e, assim, amaremos a Igreja, bem como a sua missão de anunciar para sermos verdadeiros sacramentos do Reino de Deus”, completou.
Ao final da homilia, padre Geovane falou que, além de celebrar e anunciar, a Igreja deve ser servidora: “enquanto Igrejas Vivas, devemos celebrar, anunciar, mas também servir: colocar em prática o que anunciamos. Que São Sebastião interceda por nós, amém!”, finalizou.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

SEXTO DIA DA NOVENA





O tema “A Igreja, em Cristo, é comunhão no amor” – proposto para a meditação desta segunda-feira, 16, o sexto dia da novena em honra a São Sebastião – foi tratado pelo padre Euder, na missa das 8 horas, da seguinte forma: “Deus nos fala que os nossos atos devem ser, sempre, compromissados com o anúncio e com a prática da Palavra (Sl 49) pela qual somos, diariamente, convidados a uma renovação interior de vida (Mc 2, 18-22) que nos permite aproximar, com amor, dos irmãos e irmãs. Vivendo a Palavra que anunciamos, seremos uma Igreja nova, desejosa de formar, em Jesus Cristo, comunhão de amor”, finalizou.
Já o padre Túlio Otávio Filarde – pároco da Paróquia Santa Bárbara, em Santa Bárbara do Tugúrio –, que presidiu a missa solene das 19:30 horas, referiu-se ao tema dizendo que “devemos glorificar a Deus por pertencermos à família de Jesus Cristo pela sua Igreja (C.f Mt 16, 18-19). Nesta – continuou padre Túlio – encontramos, integralmente, a presença de Deus, através da Palavra proclamada e da Eucarística comungada. Por isso, somos convidados a ser Palavras Vivas, a dar vida às folhas escritas das Sagradas Escrituras. Somente vivendo a Palavra, uniremo-nos para sermos testemunhas vivas do amor”, completou.
Ao final, padre Túlio convidou a assembleia presente a assumir um compromisso de amor com os irmãos: “comunhão é união. Portanto, amemo-nos uns aos outros para, assim, vivermos, a cada dia, unidos pelo amor de Jesus”, finalizou.

domingo, 15 de janeiro de 2012

QUINTO DIA DA NOVENA





Emoção e alegria marcaram o quinto dia da novena em honra a São Sebastião. Às 9 horas, aconteceu a primeira missa do dia, presidida pelo padre Mauro Lúcio que iniciou a sua homilia usando uma imagem de vida real para dizer sobre a importância de uma verdadeira amizade com Deus: “quando um amigo chega na nossa casa para nos fazer uma visita e nós reconhecemos a sua voz, rapidamente o convidamos a entrar dizendo-lhe algo do tipo ‘seja bem vindo’. No Evangelho de hoje – continuou padre Mauro –, vimos que bastou Pedro e André reconhecerem a voz de Jesus (Jo 1, 35-42) para eles se tornarem amigos. Que nós saibamos escutar a voz de Deus, pelas nossas orações, a fim de que, assim, a nossa amizade com Ele se fortaleça, a cada dia”. Com relação ao tema “A Igreja, na festa da partilha, é missionária”, padre Mauro destacou que “ser missionário não é apenas sair de casa em casa ou mudar de cidade ou de país. Ser missionário é partilhar os seus dons”, finalizou.
A missa solene das 19:30 horas, presidida pelo padre Edmar José da Silva – Diretor da Comunidade de Filosofia do Seminário Arquidiocesano São José de Mariana – e concelebrada pelo padre Mauro e pelo diácono Orlando, contou com a presença de mais de 1000 fiéis. A homilia foi dividida, basicamente, em duas partes, sendo a primeira parte uma catequese sobre a beleza da devoção aos santos e a segunda uma pequena palavra sobre o tema do dia.
Ao iniciar, padre Edmar apontou, claramente, o lugar dos santos na devoção da Igreja: “nós, cristãos, adoramos a Deus sobre todas as coisas porque é Ele quem dá sentido à nossa vida. Mas Deus reserva em seu coração um lugar especial para as pessoas que fizeram a sua vontade e não quiseram ocupar o seu lugar; por isso, o nosso coração guarda admiração pelos santos a começar por Maria, o maior modelo de santidade que conhecemos. Portanto, a nossa devoção aos santos deve nos aproximar de Deus, a maior referência da nossa fé”.
Padre Edmar explicou, também, o sentido das imagens: “na Bíblia, existem, sim, textos que proíbem a criação de imagens, assim como existem, também, textos em que Deus pede a criação de imagens. A proibição de imagens, na Bíblia, se deve ao fato de as pessoas pensarem que as imagens eram Deus”, afirmou.
Referindo-se ao tema do dia, padre Edmar motivou a assembleia presente a compreender o verdadeiro significado da palavra “missionário”: “antigamente, missão era compreendida como um privilégio espiritual restrito aos padres. Após o Concílio Vaticano II – ressaltou – a Igreja entende que toda pessoa batizada em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo deve ser missionária, isto é, anunciar Jesus Cristo a todas as pessoas. Por isso, missionário não é, simplesmente, aquele que sai de um lugar para outro e sim aquele que trabalha pelo anúncio de Jesus Cristo no lugar onde Deus o colocar”, finalizou.




TERCEIRA TARDE DE LAZER E LEILÃO DE ANIMAIS





















Na tarde deste domingo, 15, mais uma vez o adro da Matriz de São Sebastião ficou repleto de pessoas que – no horário das 14 às 16:30 horas, aproximadamente – puderam optar pela participação ou na terceira tarde de lazer ou no leilão de animais que, desde 2009, foi resgatado pelo calendário da novena do padroeiro e, a cada ano, vem ganhando mais visibilidade, sobretudo, entre os pecuaristas de Barbacena e região.
Os adolescentes e tios do EAC – que mais uma vez marcaram presença ativa na infra-estrutura e organização da tarde de lazer – pareciam bastante emocionados e agradecidos a Deus pelo sucesso de todas as atividades da festa de São Sebastião deste ano, como é o caso da jovem Kethane Lourayne Santos da Silva que, ao ser perguntada sobre o que achava do momento, respondeu: “acho que está sendo tudo ótimo. Como é bom ver que, com pequenos atos ou brincadeiras, fazemos a alegria de tantas crianças; coisas pequenas que se tornam muito especiais”.
Ângelo Morais, o tio Juruna, também foi perguntado sobre o seu parecer para a festa e os momentos extras que estão ocorrendo e disse que “a festa de São Sebastião está sendo maravilhosa, principalmente pela bonita participação de grande parte da comunidade nas várias frentes de trabalho promovidas pela paróquia, neste período. As tardes de lazer estão mostrando como nossas crianças e jovens estão inseridas na vida da Igreja. Ô Glória!!!”, completou o Tio Juruna.
E simultaneamente à tarde de lazer, enquanto os animais eram arrematados, o jovem Leone José Matheus – que participava do leilão como espectador – ressaltou a importância do momento para a vida da comunidade paroquial: “o leilão, além de ser um momento profissional para alguns, pode ser um momento de descontração para muitos, um momento que atrai grande presença da comunidade”.
Ao final da tarde, padre Mauro também deixou sua palavra: “enquanto responsável pela Paróquia São Sebastião, sinto-me muito honrado por poder presenciar o povo assumindo, com responsabilidade e como instrumento de evangelização, essas atividades extras que estão ocorrendo durante a festa do nosso padroeiro. Como eu sempre disse – continuou –, as coisas dão certo quando há pessoas disponíveis para colaborar; e o bom êxito desta festa deve muito aos nossos agentes de pastoral que assim fizeram, entendendo, a cada dia, que a Igreja é de todos e não apenas de alguns. Desde já, agradeço a Deus pela vida de cada agente de pastoral e que São Sebastião nos encoraje para continuarmos com este belo trabalho de evangelização”, finalizou padre Mauro.