quarta-feira, 14 de maio de 2014

SEMINARISTA SALESIANO GIOVANI DO CARMO PARTILHA UM POUCO DA SUA CAMINHADA EM CURITIBA-PR

Há pouco tempo, o padre Mauro me fez um pedido que muito me alegrou. Ele me pediu que eu partilhasse com vocês da Paróquia de São Sebastião um pouco sobre como é essa etapa da formação salesiana que eu estou vivendo como noviço, aqui no Noviciado Salesiano Imaculada Conceição, que se localiza na cidade de Curitiba-PR.

Primeiro convido vocês a entenderem um pouco da formação salesiana. No meu caso que quero ser Salesiano de Dom Bosco, a formação acontece da seguinte forma: Aspirantado (1 ano), Pré-noviciado (1 ano), Noviciado (1 ano), Pós-noviciado ou Filosofia (3 anos), Tirocínio ou anos pastorais (2 anos), Teologia (4 anos) e no final acontece a ordenação Presbiteral. Durante todo esse período, existem dois momentos que para nós, salesianos, são muito importantes: a Primeira Profissão Religiosa e a Profissão Perpétua. Esses dois acontecimentos nos caracterizam como religiosos salesianos consagrados a Deus, para o serviço da juventude pobre e necessitada.

Eu estou na etapa chamada do Noviciado que é um tempo no qual, com a ajuda do meu mestre de noviços, eu vou aprofundar as minhas motivações pessoais para ser Salesiano de Dom Bosco e orientar toda a minha vida para me doar inteiramente a Deus no serviço aos jovens, segundo o espírito de Dom Bosco. Com esta intenção eu vim para o Noviciado. Cheguei no dia 1 de fevereiro de 2014 em Curitiba, vindo de Belo Horizonte. Fui muito bem acolhido pelos que aqui já estavam. Viemos eu e mais dois jovens da Inspetoria/região de Minas Gerais – os salesianos estão divididos no Brasil por seis Regiões: Sul, São Paulo, Minas Gerais, Centro-oeste, Nordeste e Norte. Formamos uma comunidade de 23 pessoas entre Salesianos e noviços de todo o Brasil, menos do Nordeste, cujos membros são padre Gilberto (Mestre de noviços), padre Volnei, padre Honório, padre Claudio, salesiano Lucimar e os noviços: 1 do Sul, 5 de São Paulo, 3 de Minas Gerias (sendo um capixaba), 6 do Centro-Oeste e 3 do Norte. Uma curiosidade é que entre nós existem 4 indígenas, dois de etnia xavante (Luiz e José Geraldo) do Mato Grosso, um de etnia tucana (Antônio) e um de etnia dessana (Adelson) todos os dois do Amazonas.

Nestes meses em que estou aqui, já conheci um pouco da realidade de Curitiba, das suas regiões e a história pessoal de várias pessoas daqui para haver um maior entrosamento. E neste tempo já me foi delegada as funções da casa e também pastorais. Nossa rotina é de oração, de estudo, de lazer e de trabalho manual e pastoral. Nas terças-feiras eu, com mais 5 noviços, trabalho no atendimento à crianças e adolescentes numa obra social chamada PROVIM (Projeto Vida melhor), numa comunidade de periferia chamada Parolim, localizada perto da Arena da Baixada, aqui em Curitiba. Lá eu dou formação humana para crianças de 5 anos a 9 anos de idade. Aos domingos, eu, e mais dois noviços, assessoro um grupo de jovens (J1: Jovens por um mundo melhor) na nossa Paróquia Meninos Jesus de Praga, no bairro Lindóia.

E neste contexto posso dizer que eu estou muito feliz vivendo a minha vocação. Dificuldades e desafios existem e sempre existirão em todo lugar, senão a vida seria muito fácil de ser vivida. Queria dizer a vocês que estou gostando muito do sul do Brasil; já estou até tomando chimarrão e começando a pegar um pouco do sotaque (risos). Porém, nunca esquecerei a minha origem, Minas Gerais, a cidade de Barbacena, a Paroquia de São Sebastião e a casa dos meus avós. Sempre que eu me lembro, ganho forças para seguir em frente, pois a vida é uma eterna viajem de trem. E para começar a viajar, basta saber aonde quer chegar.

Noviço Giovani do Carmo Júnior

Curitiba, maio de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM