terça-feira, 6 de maio de 2014

VOCÊ SABE O QUE SIGNIFICA "HOMILIA"?

Marilu Gabriel

Homilia: palavra de origem grega que significa conversa familiar.

Sua função é tornar presente, viva e atual a Palavra de Deus. A homilia é via para se aproximar das pessoas como um pai que fala de Deus aos corações de seus filhos. Decidi pesquisar e escrever sobre  este  assunto  depois  de  uma  conversa  mantida  com  algumas  pessoas, quando falávamos do tempo que alguns padres demoram em fazer uma homilia. Na verdade, todos reclamávamos do tempo e também da forma como eles fazem suas  homilias. 

Penso que homilia é diferente de palestra e, assim como muitos, vivo dizendo que este ou aquele padre fala bem, enquanto outros desviam do assunto e acabam ficando muito repetitivos. Então me lembrei do que escreveu o Papa Francisco sobre o assunto em sua Exortação Apostólica  Evangelii Gaudium“A homilia pode ser, realmente, uma experiência intensa e feliz do Espírito, um consolador encontro com a Palavra, uma fonte constante de renovação e crescimento”

Palavra... Renovação... Crescimento... Tem muita  gente  que  só  vai  à  missa  se  determinado  padre  estiver  presente.  Aí  eu pergunto: Como é que fica a Palavra? E a Renovação? E o Crescimento? Penso que essas pessoas perdem a oportunidade de exercitar o amor. Isso mesmo. Se não renovo, não cresço. Quando não me disponho a ouvir outras pessoas, não poderei conhecê-las e desta forma não poderei amá-las. 

Concordo com o Papa Francisco quando diz que a homilia não é catequese, muito menos um espetáculo de divertimento, pois na verdade é o Senhor quem deve brilhar e não o ministro. Somos atraídos pela Palavra e ela não deve jamais afastar as pessoas, mas sim, atraí-las, aproximá-las da realidade celebrativa em  que  Deus  fala  aos  corações fazendo  saltar  aos  olhos  de  todos  os  valores  que conduzem ao sublime sentido da vida: o amor. 

Da mesma forma que o sacerdote ou ministro da  palavra deve ter uma intimidade  com a comunidade a quem fala, deve também manter uma intimidade com Deus através da oração. O pregador que gasta tempo conversando com Deus, com toda certeza, terá muito a partilhar com aqueles que o escutam. Se considerarmos que a pregação é o ponto mais alto do diálogo entre Deus e o seu povo, então nós também devemos nos colocar em alguns momentos com o coração em atitude de silêncio para entendermos que além dos dois dialogantes (Deus e o seu  povo) existe o pregador que deve representar a Palavra. Se a homilia é uma conversa familiar, devemos então nos colocar como filhos, de corações escancarados para o Pai que nos fala.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM