segunda-feira, 19 de maio de 2014

COMUNIDADE SÃO DOMINGOS DE GUSMÃO

No 5º Domingo da Páscoa, dia 18 de maio de 2014, a Comunidade São Domingos de Gusmão celebrou o domingo em que Jesus reafirma-nos “Eu sou o caminho, a Verdade e a Vida”. Ao início da celebração, fomos acolhidos e saudados pelo ministro da Eucaristia Eduardo até a chegada de padre Afrânio, que, antes de entoarmos o "Glória", nos levou a refletir com a seguinte questão: “Quais motivos temos hoje para agradecer a Deus? Por que e para quem você reza?”. 

Com uma indagação à comunidade sobre quem gostaria de ir para o Céu, padre Afrânio iniciou sua homilia. Para ele, esse desejo de alcançar o céu é muito bom, já que o céu é presente e graça de um Deus que se nos revelou misericordioso. O desejo do céu é um incentivo para que nós, cristãos, nos proponhamos a viver com o coração em paz, já que muitas vezes nos deixamos influenciar pelas muitas “vozes” que os meios de comunicação soam em nossos ouvidos, trazendo-nos a perturbação do coração pela busca desenfreada do “TER”. E é em meio a essa tribulação que Jesus vem nos pedir que tenhamos FÉ Nele, que é o único capaz de nos dar a PAZ que precisamos. E a chave para essa PAZ é a FÉ. Muitas vezes buscamos a paz em lugares em que ela não está. Daí padre Afrânio traz à tona mais uma reflexão: “Como está a nossa Fé?”. Se aderirmos à proposta de viver em Cristo, com Cristo e por Cristo, conseguiremos seguir o caminho da Verdade. Jesus passou por nós para abrir essa “trilha” em direção ao céu. Estamos seguindo os passos de Jesus? Estamos vivendo de maneira que as pessoas que nos vejam vejam também a Jesus? “Quem me vê, vê o Pai” - essa é a verdade de Deus revelada por Jesus. É preciso acolhê-Lo, Este que se manifesta na Palavra, na Eucaristia e no Amor! Mas como acolher alguém se não o conhecemos? Para tal, precisamos conhecer Jesus, pois só amamos quem conhecemos. E para melhor conhecer, é preciso conversar. É por meio da oração que conversamos. Para finalizar a homilia, padre Afrânio nos convida a lançar um olhar para dentro de nós mesmos a fim de nos indagarmos: “Temos realizado as obras de Jesus?”. E, ainda, fomos convidados a refletir sobre todas as questões levantadas durante a homilia.
Neste domingo, celebramos também o Domingo do Dízimo e da Partilha.

Ao final da celebração, padre Afrânio agradeceu a participação de todos. Logo após, foi realizada uma homenagem a Nossa Senhora, que fora coroada pelos jovens e crianças da nossa Comunidade.
Colaboração: Cleusa Cruz (fotos) e Ellen Nunes (texto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM