sexta-feira, 5 de junho de 2015

FESTA DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO - JESUS CRISTO NO MEIO DE NÓS

Ruas e casas enfeitadas na manhã dessa quinta-feira, 4, anunciavam que era dia de festa: a Igreja Católica celebrava o Santíssimo Corpo e Sangue de Jesus Cristo. Era a festa de Corpus Christi que, desde tempos remotos, faz com que os fiéis enfeitem suas casas e ruas por onde Jesus irá passar.

Na Paróquia São Sebastião, a celebração começou às 8h, com a Santa Missa presidida por Cônego Tarcísio e animada pelo coral Amigos de Fé, que reúne membros de todos os grupos de canto da paróquia.

Na homilia, Cônego Tarcísio ressaltou sobre o louvor e o agradecimento a Deus pela Sua presença nas espécies do pão e do vinho, perpetuando Sua permanência no meio de nós.

"Pelo Catecismo da Igreja Católica, Jesus está presente em corpo, sangue, alma e divindade. É Jesus realmente aqui. Todas a vezes que nos reunimos em torno da mesa da palavra e da Eucaristia, celebramos este memorial da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Nós celebramos o memorial desta nova e eterna aliança que Jesus concretiza com Sua Vida. Nós somos salvos pelo Cordeiro de Deus, Jesus Cristo, que abraça a cruz com liberdade. A palavra memorial expressa o que celebramos em cada missa e significa atualização, atualizar o sacrifício de Jesus, que é a nossa salvação.

Jesus faz ofertório de Seu corpo e sangue na última ceia com seus discípulos. Ao celebrar a eucaristia, unimos palavra e ação a fim de que Jesus Cristo esteja de fato presente na vida de cada um de nós e na comunidade aonde estamos inseridos. Na última ceia, Ele prepara seus discípulos para a Sua morte, para o altar da cruz. Eucaristia significa, em grego, ação de graças. É o próprio Jesus no altar da cruz rendendo graças ao Pai pela Sua criação, rendendo graças por ser Ele a aliança entre o Pai e Sua criação.

Memorial, ação de graças e agora a palavra ceia do Senhor. Em torno da mesa da comunhão e da palavra é que a família de Deus se reúne para se alimentar. Precisamos na nossa casa congregar a família em torno da mesa. Isso é levar para o lar o que vivenciamos na eucaristia. A família que faz sua ceia unidade permanece nesta união. Não deixe a família dispersa na hora da refeição. Rezar juntos é a comunhão da família na hora da refeição. Caso contrário, a missa se tornará mero ritual se não levarmos a eucaristia para dentro de nossa casa.

Comunhão! Esta palavra faz a ponte entre o que celebramos na fé e vivemos no dia a dia. Ser presença real de Jesus Cristo onde convivemos. Minha vida deve ser eucaristia, sinal de comunhão com aqueles com quem convivo. É um caminho de mão dupla: alimento-me do Cristo para que eu possa derrubar as barreiras e muralhas que tornam incapacitado de viver em comunidade, e a vida que vivo em comunidade deve ser condizente com aquilo que celebro na eucaristia.

Vida eucaristizada! Vida semelhante a Jesus Cristo, que se preocupa com os outros, que anuncia a vida, a Boa Nova com palavras e ações, vida que gera comunhão, que gera o bem para os irmãos. 

Na consagração, o céu se faz presente no meio de nós. Celebremos com o coração esta presença real de Jesus que participa da nossa caminhada de fé. Eucaristia é alimento da alma, do espírito para ter força para vencer o mal, para vencer as provações e cumprir na sua vida os desígnios de Deus. Todos os dias devemos buscar a Eucaristia, a Palavra, a oração do Terço, a adoração ao Santíssimo, para cultivar de fato o amor incondicional a Jesus Cristo, que se faz inteiro no meio de nós."

Ao final da comunhão, os fieis saíram em procissão por algumas ruas do bairro. No trajeto, o sacerdote conduziu por duas vezes, em locais diferentes, a bênção do Santíssimo. À chegada na matriz, aconteceu a solene bênção e um momento de adoração ao Santíssimo.




























 Texto:Débora Ireno Dias
Fotos: Gabriela Cabral

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM