sexta-feira, 12 de junho de 2015

Junho: o mês do Sagrado Coração de Jesus

Altares belamente decorados em vermelho, tendo em destaque a imagem de Jesus, mais precisamente o Sagrado Coração de Jesus. Cantos e louvores completam as homenagens que já viraram tradição nas Igrejas Católicas durante o mês de junho. E esses são símbolos que vão muito além da beleza que carregam, pois resgatam anualmente uma antiga devoção, indicada pelo próprio Cristo, a certeza de que o Sagrado Coração é um “refúgio seguro”, prova de amor imensurável pela humanidade.
reprodução Internet

A história da devoção ao Sagrado Coração de Jesus conta que o início dessa devoção data de 1673. Era 27 de dezembro, quando Jesus apareceu para Santa Margarida Maria Alacoque, freira da Congregação Ordem da Visitação, durante uma exposição do Santíssimo Sacramento. Além dessa, Santa Margarida teve mais duas visões de Jesus Cristo, que lhe pedia para que ela divulgasse a devoção ao seu Sagrado Coração.

A devoção foi consagrada solenemente em 11 de junho de 1889, pelo Papa Leão XIII, pois segundo ele, “A devoção ao Sagrado Coração de Jesus é uma forma por excelência de religiosidade. Essa devoção, que recomendamos a todos, será muito proveitosa. No Sagrado Coração está o símbolo e a imagem expressa do Amor Infinito de Jesus Cristo, que nos leva a retribuir-lhe esse amor”.

Sendo assim, a festa do Sagrado Coração é comemorada pela igreja na primeira sexta-feira após a festa de Corpus Christi, Corpo de Cristo, na oitava da Páscoa, e todo o mês de junho é dedicado a ele
.

As 12 promessas do Sagrado Coração de Jesus
Jesus pediu para que os fiéis participassem da Santa Missa durante as primeiras sextas-feiras em nove meses consecutivos, com uma confissão reparadora e a sagrada comunhão. E fez as doze promessas aos que atendessem ao seu pedido:
1 - Dar-lhes-ei todas as graças necessárias ao seu estado de vida.
2 - Estabelecerei a paz nas famílias.
3 - Abençoarei os lares onde for exposta e honrada a imagem do meu Sagrado Coração.
4 - Hei de consolá-los em todas as dificuldades.
5 - Serei o seu refugio durante a vida, e em especial durante a morte.
6 - Derramarei bênçãos abundantes sobre seus empreendimentos.
7 - Os pecadores encontrarão no meu Sagrado Coração, uma fonte e um oceano sem fim de misericórdia.
8 - As almas tíbias (tímidas e vacilantes na fé) tornar-se-ão fervorosas.
9 - As almas fervorosas ascenderão rapidamente a um estado de grande perfeição.
10 - Darei aos sacerdotes o poder de tocar nos corações mais empedernidos.
11 - Aqueles que propagarem esta devoção terão os seus nomes escritos no meu Sagrado Coração, e dele nunca serão apagados.
12 - Prometo-vos, no excesso da misericórdia do meu Coração, que o meu Amor Todo Poderoso, concederá, a todos aqueles que comungarem na primeira sexta-feira de nove meses seguidos, a graça da penitência final; não morrerão no meu desagrado, nem sem receberem os Sacramentos. O meu divino Coração será o seu refúgio de salvação nesse derradeiro momento.

Fonte: http://www.cruzterrasanta.com.br/historia/sagrado-coracao-de-jesus  

Texto: Daniele Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM