domingo, 28 de junho de 2015

Saúde e Espiritualidade



A vida e a saúde física são bens preciosos doados por Deus. Devemos cuidar delas com equilíbrio, levando em conta as necessidades alheias e o bem comum. O cuidado com a saúde dos cidadãos requer a ajuda da sociedade para obter as condições de vida que permitam crescer e atingir a maturidade: alimento, roupa, moradia, cuidado da saúde, ensino  básico, emprego, assistência social. ( Catecismo da Igreja Católica - CIC - 2288) 



Se a moral apela para o respeito à vida corporal, não faz desta um valor absoluto, insurgindo-se contra uma concepção neopagã que tende a promover o culto do corpo, a tudo sacrificar-lhe, a idolatrar a perfeição física e o êxito esportivo.  A virtude da temperança manda evitar toda espécie de excesso, o abuso da comida, do álcool, do fumo e dos medicamentos.


Na carta de São Paulo a Timóteo, 4:8,  nos informa que: "vale pouco o exercício corporal, ao passo que a piedade é proveitosa para tudo, pois contém a promessa da vida presente e futura.”   Notemos que esse versículo não diz que menospreza o exercício físico, pelo contrário, mantém as prioridades corretamente ao dizer que a piedade é de maior valor. 


Não há nada de errado no fato de um cristão exercitar. A bíblia é clara ao dizer que nós devemos cuidar bem de nossos corpos, cuidar bem do templo onde mora o Senhor.



A religião talvez seja um exercício importante para estimular as mecânicas da fé, embora a fé não necessariamente derive apenas da religião. A fé, como sentido construtivo, positivista, atua na estruturação psicológica e tem um papel importante, já documentado cientificamente. Sendo assim, colocando em prática o conjunto que engloba uma boa nutrição, atividade física, bons relacionamentos interpessoais, familiares e sociais, além de controle do estresse e uma vida religiosa assídua, a vida humana se prolongará em boas condições ampliando à saúde no seu sentido mais amplo, de maneira ativa e em todos os seus aspectos.


Seminaristas:
 Jonatan Francisco, Paulo Afonso, Sandro José, Weslei  da Silva 
 Texto apresentado na aula de Educação Física 
Professora Débora Ireno Dias
Seminário Propedêutico 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM