quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

ORDENAÇÃO SACERDOTAL



No próximo sábado, 28/01, a cidade de Barbacena prestigiará a ordenação sacerdotal de mais um filho da terra. Às 16h30, na Matriz de São Sebastião, pela imposição das mãos de Dom José Luiz Bertanha – Bispo da Diocese de Registro, SP –, será ordenado o Diácono Orlando Abreu, membro da Congregação dos Missionários do Verbo Divino (SVD), cuja história de vida se assemelha à da maioria dos vocacionados ao ministério sacerdotal.
De origem simples, nasceu em 29/08/1974 e iniciou o seu processo formativo no ano de 2001, como aluno do antigo pré-juvenato “São Geraldo”, na cidade de Barbacena. De 2002 a 2004, cursou filosofia no Instituto Santo Tomás de Aquino (ISTA), na cidade de Belo Horizonte, e teologia na cidade de São Paulo, no ITESP – Pontifício Ateneu Santo Anselmo –, nos períodos 2006-2007 e 2010-2011. Passou pela etapa do Noviciado, no ano de 2005, na casa de formação verbita, em Juquiá na Diocese de Registro – SP e, nos anos de 2008 e 2009, participou do programa de formação missionário denominado “Programa de formação trans-cultural (PFT)”, nos EUA e numa ilha do Caribe, chamada Montserrat.
Às vésperas da sua ordenação, o Diácono Orlando Abreu concedeu à PASCOM da Paróquia São Sebastião de Barbacena uma pequena entrevista na qual relatou os sentimentos por ele vividos nestes últimos momentos do seu diaconato, bem como as expectativas e os desafios a serem enfrentados, sobretudo no início da sua vida missionária sacerdotal. Confira:
PASCOM: Diácono Orlando, após 11 anos de preparação, o senhor se vê como totalmente pronto para receber o ministério sacerdotal? E quais os sentimentos ou sensações que o acompanham nestes últimos dias antes da sua ordenação?
DIÁCONO: Em se tratando de formação, no sentido categórico formativo institucional, digamos que sim. Mas o processo formativo vai se fazendo enquanto a vida se procede em seu caminhar; assim sendo, “é no caminho da vida que nos formamos” como pessoa e aprimoramos nosso ser espiritual. Portanto, não me considero totalmente pronto, mas apto a continuar com o meu processo e ajudar a outros a encontrarem também o seu caminho.
PASCOM: Sabemos que a missão dos religiosos se cumpre a partir do carisma proposto por cada congregação. Explique-nos, por favor, qual o carisma da sua congregação e qual o seu destino após receber o ministério sacerdotal?
DIÁCONO: O carisma da Congregação é o anúncio do Evangelho, sobretudo nos lugares onde ele ainda não foi anunciado ou foi anunciado de maneira insuficiente. E atuamos nas dimensões da Justiça e Paz e integração da criação, da comunicação social, da Bíblia e da Animação Missionária/Vocacional a partir das quais fazemos diálogo com os pobres, os buscadores de fé, os que não tenham crença e os de outra cultura. Agora, com relação ao meu destino missionário, gostaria de fazer uma explicação, antes de responder: o mais importante na congregação a qual pertenço é ser missionário religioso; o ministério sacerdotal é mais uma forma de auxílio à missão, de serviço ao Reino de Deus e ao povo. Devido, então, às necessidades da Congregação, estou indo auxiliar na Missão de Santa Cruz, na cidade de Montreal, no Canadá.
PASCOM: Mesmo saindo do Brasil, o senhor deve ter, certamente, muitas expectativas para a vivência do seu ministério como, também, alguns desafios. Quais seriam?
DIÁCONO: Enquanto desafios, creio que os principais estejam relacionados à adaptação em uma nova cultura que implica na forma de viver daquele povo, na aprendizagem de um novo idioma, na adaptação com o clima etc. No que diz respeito às minhas expectativas para o futuro, penso em, simplesmente, exercer bem aquilo que me corresponde e buscar, a cada dia, um aprimoramento pessoal e espiritual para melhor atender as pessoas com quem conviverei.
PASCOM: Para finalizar, qual mensagem o senhor gostaria de deixar àqueles que desejam servir à Igreja e ainda se sentem temerosos?
DIÁCONO: Gostaria de deixar a mensagem em terceira pessoa: não desanime diante das dificuldades da vida. Deus o ama como você é e o convida a ajudar na missão. Existem diversas atividades na Igreja, nas quais você pode ajudar e, assim, promover ações que sejam voltadas para o bem da comunidade, fazendo com que a sua vida cristã reflita, diretamente, no seu convívio social.
A Paróquia São Sebastião de Barbacena parabeniza, desde já, o diácono Orlando e os seus familiares pela sua Ordenação Sacerdotal. Deus os abençoe.

2 comentários:

  1. Felicidades em seu ministerio, em sua missao, Diac. Olrando,SVD. Que sua ordenacao seja um sinal profetico e missionario para o povo de Deus ai em Bcena!!!
    No Verbo Divino,

    Pe. Ernani Valeriano, SVD

    ResponderExcluir
  2. Obrigado a todos/as, que de uma forma ou de outra, contribuíram para que a cerimônia, na qual fui ordenado Presbítero, transcorresse de forma harmoniosa, bonita, emocionante e abençoada por Deus. Agradeço a todos/as a presença e as orações. E a todos/as que não conseguiram estar presente na Matriz de São Sebastião no dia da celebração, porem estavam presentes com suas orações, obrigado! Continuem rezando pelas vocações e pela missão. Abraços fraternos.
    Deus vos abençoe!
    Pe. Orlando Abreu, SVD.

    ResponderExcluir

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM