Cônego Tarcísio com jovens do EAC |
Pe Daniel e Cônego Tarcísio, que assumem os trabalhos na Paróquia São Sebastião |
Na noite de ontem, dia 6 de janeiro, a Paróquia São Sebastião e suas
comunidades deram as boas-vindas ao novo pároco, o cônego Tarcísio
Sebastião Moreira, e ao padre Daniel Ângelo Henriques, que assumiu as
funções de vigário paroquial e diretor da casa vocacional e GOV. Presidida pelo vigário geral da
arquidiocese de Mariana, monsenhor Celso Murilo Sousa Reis, a missa
contou com a participação de presbíteros, diáconos e seminaristas de
Barbacena e região, além de leigos paroquianos representantes de todos
os movimentos pastorais e de evangelização.
Durante a celebração, três momentos marcaram o clima festivo. Logo no início, antes do Glória, a leitura do termo de posse do cônego Tarcísio, momento em que foi lida também a apresentação do vigário paroquial, padre Daniel, bem como o juramento do novo pároco às normas da Igreja. Após a homilia, a renovação das promessas sacerdotais feita pelo cônego, que em seguida foi saudado pelos membros do Conselho Paroquial Pastoral. E ao final da missa, a saudação feita pelo novo pároco, que falou da sua alegria e do sentimento de gratidão pela nova atuação na Igreja: “Sinto-me feliz e agradecido a Deus pela bela oportunidade de estar com vocês, nesta Paróquia de São Sebastião. Feliz, pois realizo um grande sonho de poder retomar minhas atividades pastorais à frente de uma Paróquia; agradecido porque é o sopro de Deus que vai nos conduzindo e nos mostrando, neste discernimento diário, como melhor servir”, disse o cônego, que veio da paróquia de Nossa Senhora do Pilar, onde era vigário paroquial. Cônego Tarcísio também destacou o trabalho dos leigos na Igreja Católica e o desafio de trabalhar pela paz e pelo bem. “Nosso desafio é sermos Bons Samaritanos, debruçados sobre a humanidade ferida, zelosos e compadecidos, misericordiosos e justos, como servidores do Reino” afirmou.
Na ocasião, ao comentar o evangelho, o monsenhor Celso ressaltou o amor, a compaixão de Jesus pelo povo, uma maneira concreta de viver o amor fraterno e desinteressado através do alimento espiritual, com ensinamento, e do alimento que mataria a fome física pela multiplicação dos pães. O monsenhor também despertou nos presentes a importância da acolhida que a comunidade fazia naquele momento, destacando que a paróquia é a casa do amor de Deus, da palavra, da eucaristia e da partilha fraterna. “A acolhida é a oportunidade de renovar o compromisso do amor fraterno, dos gestos de solidariedade e da prática da compaixão”, afirmou completando: “Que sintamos encorajados a continuar a caminhada de fé. Sintamos abertos para recebê-los e apoiá-los nessa caminhada”, disse se referindo ao trabalho do novo pároco e do vigário paroquial em parceria com a comunidade.
Texto: Daniele Ribeiro
Fotos: Débora Ireno Dias
Nenhum comentário:
Postar um comentário
SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM