quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Júbilos e cânticos marcam a noite de homenagens a São Sebastião

A igreja e algumas ruas do bairro São Sebastião se vestiram de vermelho e branco para uma bela homenagem ao santo no início da noite deste dia 20 de janeiro de 2015. A procissão e a celebração da santa missa encerraram com júbilo os 10 dias de festa na Matriz de São Sebastião em Barbacena. 









Centenas de pessoas acompanharam a procissão pelo entorno da igreja e se revezavam para carregar a imagem de São Sebastião e a peregrina de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, que está em visita na matriz e foi levada à frente do santo. Puxada pela alegre homenagem da congada de Nossa Senhora do Rosário, do bairro Santa Efigênia, a procissão, além dos paroquianos, reuniu vários movimentos paroquias, padres e seminaristas e seguiu ao som da banda Lira Barbacenense. 





O cortejo foi recebido com alegria e cânticos na igreja, que ficou totalmente lotada para a santa missa, celebrada pelo cônego Tarcísio Moreira e concelebrada pelo cônego Antônio Eustáquio e padres Marcelo Santiago, Eliseu Gomes e Daniel Ângelo.
 





Em homilia, o padre Marcelo Santiago fez referência à história de São Sebastião, ressaltando-o como “modelo de vida e fé para todos”. Destacou que o santo, que era soldado de guarda de Diocleciano, imperador romano, foi perseguido pela caridade com os encarcerados e por admitir sua crença em Jesus Cristo. “Calaram a sua voz, mas jamais calarão o seu testemunho”, disse o padre, completando: “Os santos são modelos de vida e de fé para que coloquemos nossos dons a serviço de Deus”. 

Ao final da celebração, o pároco, cônego Tarcísio, em breves palavras, expressou sua gratidão à comunidade paroquial envolvida com a festa - equipes e movimentos que atuaram desde a decoração, animação, liturgia e barracas externas - aos padres, aos seminaristas e a todos os fiéis que, segundo ele, “abrilhantaram esses 10 dias de festa”. 

Tendo assumido a paróquia há 15 dias, cônego Tarcísio se diz “encantado com a presença e a participação dos devotos” e exclamou: “Parabéns a todos pela expressão de fé e devoção!”. O pároco aproveitou a oportunidade para convidar os fiéis a manterem-se no espírito festivo em função da presença da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, que entre quarta, dia 21, e sábado, 24, visita, respectivamente, as seguintes comunidades: São Lucas, Santo Expedito, São Domingos e Nossa Senhora Auxiliadora. “Esse clima de oração e festa é a nossa maneira de expressar amor e devoção, e através dele expressamos também nosso louvor a Jesus Cristo”, concluiu.








 Texto: Daniele Ribeiro
Fotos: Débora Ireno Dias e Eliane Martim





Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM