domingo, 10 de maio de 2015

Encontro de Comunicadores da Arquidiocese de Mariana com Dom Geraldo

 
Aconteceu na manhã de sábado dia 09, em Congonhas o Encontro de Comunicadores da Arquidiocese de Mariana . Este encontro foi uma antecipação ao dia Mundial da Comunicação que será no próximo dia 1o de junho.

Participaram vários jornalistas, radialistas, padres, profissionais da comunicação e leigos e leigas de pastorais.

Houve a abertura pelo Padre Paulinho que apresentou os representantes da Dacom (Padre Geraldinho, Bruna, Marcelo Martins, Padre José Geraldo, Padre José Maria, Padre Paulo Nobre).

No primeiro momento do encontro a palestrante Daniele Ribeiro, jornalista  e agente da Paróquia de São Sebastião nos brindou com palavras edificantes sobre o que é comunicação e a evolução do conceito de Meios de Comunicação ao longo dos anos. Em sua palavras 
"temos que nos preocupar em como nos comunicar, temos que ser objetivos para poder transmitir a mensagem adequada. A gente só comunica o que conhece por isso precisamos de aliar espiritualidade e técnica. Temos que saber fazer silêncio na comunicação, precisamos saber ouvir. Comunicação não é só os meios de comunicação (rádio, TV, redes sociais), comunicação é liturgia, é catequese, decoração, atendimento ao público. Temos buscar fonte confiável, tornar-se crítico no receber e no comunicar. Que tenhamos cuidado com o que falamos, expressamos, pois o que mostramos é JESUS CRISTO."

No segundo momento, Dom Geraldo iniciou suas palavras contando a história de Dom Silvério, o primeiro Arcebispo negro de Mariana. Narrou sobre como a comunicação ganhou mais importância na na Igreja a partir do Concílio Vaticano II. Palavras de Dom Geraldo:

"O tempo está evoluindo e a Igreja parece que está parada e então precisa mudar e acompanhar a evolução. Temos que abrir as portas aos cristãos e dialogar com todo o povo, religiões, para construir a paz no mundo.
A igreja abre novos caminhos para comunicar notícias, ideias e ordens (meios de comunicações), presta ajuda valiosa ao ser humano. Não vamos ver estes meios de comunicação só para o pessimismo, eles também nos trazem coisas boas, não devemos ter medo, pois com eles devemos pregar a mensagem de salvação.
Pastores de Deus devem instruir a comunicação e os leigos devem vivificar atuar esta comunicação, temos que ter senso crítico, avaliar valores, verificar que tipo de informação irá passar se é útil, necessária porque as pessoas tem o direito de obter informações verdadeiras."

Comunicar a família: ambiente privilegiado do encontro na gratuidade do amor
 
Segundo Dom Geraldo, a “Igreja é família e não empresa”, ela é o contexto de comunicação, é a oração. Ainda citou palavras do Papa Francisco “Não lutemos para defender o passado, mas trabalhemos com paciência e confiança para construir o futuro”.

Ao final do encontro foi aberto momento para as rádios presentes falarem um pouco dos seus trabalhos. (Congonhas, Fama, Queluz) e momento de debate com os palestrantes Daniele Ribeiro e Dom Geraldo (perguntas realizadas pelos participantes do encontro).

Numa entrevista exclusiva para a PASCOM, Dom Geraldo disse à agente Daniele Ribeiro sobre a importância de se comunicar: 

"O papel da Igreja é comunicar, comunicar a mensagem de Jesus: ide por todo o mundo e anunciai o evangelho a toda criatura. E a Igreja realiza essa missão com palavras, com atos, com obras e através de muito meios, sem dúvida, entre todos, se destaca a própria palavra de Deus contida nas escrituras sagradas e que, com fidelidade, a Igreja transmite através dos séculos. E é especialmente no espaço litúrgico, celebrativo, que esta palavra ecoa de maneira forte, de maneira eficaz, pois é a semente que caindo em terra produz frutos abundantes. O semeador é o próprio Jesus, a semente é a palavra de Deus, mas o terreno às vezes condiciona o resultado da semente que brotou. Que Deus ajude para que em sua missão de comunicar a mensagem de Cristo, a Igreja encontre também terrenos fecundos, onde a semente da palavra produza frutos abundantes".

Texto: Mirian Correa
Fotos: Gabriela Cabral








Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM