“Missão é Servir” é o tema escolhido
pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) para a Campanha Missionária
de 2015, que ocorre em outubro em todas as dioceses do Brasil. A
reflexão para o mês missionário, celebrado em toda Igreja, dá seguimento
à proposta da Campanha da Fraternidade deste ano “Fraternidade: Igreja e
Sociedade. Eu Vim para Servir” (Mc 10,45). O lema da Campanha
Missionária 2015: “Quem quiser ser o primeiro, seja o servo de todos”
(Mc 10,44), está baseado na narrativa do Evangelho, onde Cristo
centraliza no serviço o perfil dos discípulos e missionários.
Servir dá sentido à missão
“Servir é uma das palavras que utilizamos na missão. Não existe missão, se não tiver serviço, porque serviço dá sentido à missão”, diz o diretor das Pontifícias Obras Missionárias (POM), padre Camilo Pauletti, ao explicar a escolha do tema. Ele recorda que normalmente o tema da Campanha Missionária acompanha a Campanha da Fraternidade, a não ser nos anos em que ocorre um congresso missionário específico, com sua própria temática.
“Servir é uma das palavras que utilizamos na missão. Não existe missão, se não tiver serviço, porque serviço dá sentido à missão”, diz o diretor das Pontifícias Obras Missionárias (POM), padre Camilo Pauletti, ao explicar a escolha do tema. Ele recorda que normalmente o tema da Campanha Missionária acompanha a Campanha da Fraternidade, a não ser nos anos em que ocorre um congresso missionário específico, com sua própria temática.
Ele recorda que normalmente o tema da
Campanha Missionária acompanha a Campanha da Fraternidade, a não ser nos
anos em que ocorre um congresso missionário específico, com sua própria
temática.
O serviço é um forte apelo ao ser missionário, pondera. “Se enxerga
sempre a missão no sentido de que Jesus fala aos discípulos, vão a todas
as partes do mundo, a todas as nações levar a boa notícia (cf. Mt
28,19-20). Então talvez, aqui na Campanha da Fraternidade seria na
sociedade, na Igreja, no Brasil e nós ampliamos isso. A missão no
trabalho do servir aqui e também em todas as partes do mundo”.
As POM recorda padre Camilo Pauletti, têm este carisma de olhar a
dimensão missionária como um todo. Desejam que o espírito e a
solidariedade missionária possam motivar os cristãos, os batizados e as
igrejas particulares, a pensar no trabalho missionário em todas as
partes. “É de fato uma Igreja em saída, como diz o papa, que não olha só
para si, mas vai além de si”.
Servir quem precisa mais
“É evidente que a missão colocada deste ponto de vista, muda o perfil do ser missionário”, enfatiza o diretor da POM, ao refletir sobre a postura do servo, ensinada pelo próprio Cristo na narração de Marcos.
“É evidente que a missão colocada deste ponto de vista, muda o perfil do ser missionário”, enfatiza o diretor da POM, ao refletir sobre a postura do servo, ensinada pelo próprio Cristo na narração de Marcos.
“Quem quiser ser o primeiro, seja o
servo de todos (Mc 10,44) enfoca essa situação quando dois discípulos de
Jesus pedem um lugar na glória do Senhor, se preocupando consigo. Jesus
mostra que deve ser o contrário. Aquele que quiser ser valorizado, seja
aquele que mais serve, que não busque glória, mas projete o outro,
porque no outro está Jesus Cristo”, analisa.
O serviço deste ponto de vista de Jesus, pontua padre Camilo, é estar
preocupado com o outro, principalmente com aqueles com os quais o
próprio Cristo se identifica. “São aqueles referidos na narrativa de
Mateus, aonde o Senhor irá se apresentar. “ Tive fome e me destes de
comer, tive sede e me destes de beber, estava doente e foste me visitar
…” (Cf. Mt 25,35). Essa é a missão: servir e servir quem precisa mais”.
Cronograma
Paralelo à apresentação do tema e do lema da Campanha Missionária de 2015, as Pontifícias Obras Missionárias também dão andamento a várias ações, realizadas em conjunto com os organismos que integram o Conselho Missionário Nacional (Comina).
Paralelo à apresentação do tema e do lema da Campanha Missionária de 2015, as Pontifícias Obras Missionárias também dão andamento a várias ações, realizadas em conjunto com os organismos que integram o Conselho Missionário Nacional (Comina).
Entre os subsídios produzidos e que serão distribuídos às dioceses de
todo Brasil estão o cartaz da Campanha Missionária; a novena e DVD para
reflexão nas comunidades; a mensagem do papa Francisco para o Dia
Mundial das Missões, entre outros.
De acordo com o diretor das POM, a produção do material deverá ser
concluída até 15 de maio e até final de junho, inicia o envio às
dioceses. Em agosto e setembro, as dioceses terão assim, o tempo
necessário para mobilizar as paróquias e dioceses.
O lançamento da Campanha Missionária 2015 em nível nacional ocorrerá
em setembro, em coletiva de imprensa, na sede das Pontifícias Obras
Missionárias em Brasília.
Fonte: POM
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