sábado, 23 de maio de 2015

Pentecostes: fogo do Espírito Santo sobre as nações

reprodução Internet
A Igreja Católica celebra neste final de semana a festa de Pentecostes, ou seja, a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos. A celebração, que acontece anualmente 50 dias após a Páscoa, convida a todos a evocar e pronunciar a ação do Espírito Santo sobre toda a Terra.

Segundo o Catecismo da Igreja Católica, item número 731, “no dia de Pentecostes (no termo das sete semanas pascais), a Páscoa de Cristo completou-se com a efusão do Espírito Santo, que se manifestou, se deu e se comunicou como Pessoa Divina: da Sua plenitude, Cristo Senhor derrama em profusão o Espírito Santo”. E o evangelho de Pentecostes (At 2, 1-6) narra com riqueza de detalhes e simbologia a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos, despertando a ação do Espírito Santo sobre todos os povos, nações e línguas: “Apareceu-lhes então uma espécie de línguas de fogo, que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem” (At 2, 3-4).

Esta celebração evoca o Espírito Santo em forma de fogo. O item 697 do Catecismo da Igreja Católica, explica que o fogo é um dos símbolos “mais expressivos da ação do Espírito Santo”. O catecismo destaca ainda algumas passagens que demonstram a força do Espírito Santo em forma de fogo. “Enquanto a água significa o nascimento e a fecundidade da Vida dada no Espírito Santo, o fogo simboliza a energia transformadora dos atos do Espírito Santo. O profeta Elias, que ‘surgiu como um fogo cuja palavra queimava como uma tocha’ (Eclo 48, 1), por sua oração atrai o fogo do céu sobre o sacrifício do monte Carmelo, figura do fogo do Espírito Santo que transforma o que toca. João Batista, que caminha diante do Senhor com o espírito e o poder de Elias (Lc 1,17), anuncia o Cristo como aquele que ‘batizará com o Espírito Santo e com o fogo’ (Lc 3,16), esse Espírito do qual Jesus dirá ‘Vim trazer fogo à terra, e quanto desejaria que já estivesse acesso’ (Lc 12,49). É sob a forma de línguas "que se diriam de fogo" o Espírito Santo pousa sobre os discípulos na manhã de Pentecostes e os enche de Si”.

Daniele Ribeiro

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM