Rússia e Chile em Barbacena - Semana Missionária |
A Jornada Mundial da Juventude é precedida pela Semana Missionária. Em Barbacena, acolhemos duas delegações de missionários estrangeiros: jovens vindos da Rússia e outra de jovens da Rede Salesiana de Ensino do Chile. Cerca de 130 estrangeiros ficaram 8 dias em nossa cidade e participaram de eventos diversos, desde missas, celebrações, até momentos culturais e visitas à bairros carentes e instituições que trabalham com idosos e dependentes químicos. Conheceram um pouco da nossa história local, da nossa cultura e também nos ensinaram sobre seus países. Aprendemos sobre suas danças, suas tradições, seu modo de viver e conversamos sobre como testemunhar a fé em situações aonde há, ainda, algum tipo de perseguição, como na Rússia.
A comunicação foi facilitada pela equipe de tradutores (Inglês e Espanhol), mas, em vários momentos, conseguíamos nos comunicar com gestos, sorrisos e olhares. O que vivemos em Barbacena foi um verdadeiro Pentecostes, onde o Espírito Santo nos impulsionava a cada instante, abria-nos os corações e os sentidos para que pudéssemos vivenciar, experimentar o verdadeiro amor de Deus nas mais diversas línguas e dialetos.
Hoje, transcrevo o depoimento de Yelena Sheetova. Ela veio ao Brasil com seu marido, ainda em lua de mel. Viveram uma situação inusitada em Barbacena que poderia ter deixado alguma marca negativa no casal. Mas aconteceu o contrário. Após a JMJ, Yelena, que estuda no Instituto Latino-americano em Moscou, veio fazer intercâmbio no Brasil e reside no Rio de Janeiro desde fevereiro. Lá, continua participando das celebrações na mesma igreja que acolheu o seu grupo durante a JMJ. Segue o depoimento escrito por ela, sem tradução nem correção (ela já fala Português perfeito!):
Yelena e seu marido - arquivo pessoal |
Um
ano atrás eu vim ao Brasil com os meus amigos russos. JMJ no Brasil me
ajudou a descobrir um mundo totalmente deferente. As pessoas abriram
para nós os braços deles e deram hospitalidade verdadeiro com muito
carinho. Esse carinho deixou comigo e eu quis depois dar o aos outras! O
Brasil me presenteou um julho inesquecível e os brasileiros me deram as
emoções incríveis, muitos novos amigos com quem eu tenho amizade até
hoje. Barbacena ficou minha segunda casa e quando eu voltei ao Brasil eu
visitei os meus amigos de Barbacena. Eu entendi que tudo que Deus nós
da é para ajudar nos a escolher o próprio caminho. JMJ no Brasil me
inspirou para aprender língua portuguesa e escolher o meu. Agora estou
escrevendo minha teses de doutorado sobre o Brasil e faço intercâmbio na
UERJ no Rio.
Yelena Sheetova
integrante da delegação da Rússia,
Nenhum comentário:
Postar um comentário
SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM