sexta-feira, 25 de julho de 2014

#1ANOJMJRIO - INTERCÂMBIO CULTURAL E ESPIRITUAL

Rússia e Chile em Barbacena - Semana Missionária

A Jornada Mundial da Juventude é precedida pela Semana Missionária. Em Barbacena, acolhemos duas delegações de missionários estrangeiros: jovens vindos da Rússia e outra de jovens da Rede Salesiana de Ensino do Chile. Cerca de 130 estrangeiros ficaram 8 dias em nossa cidade e participaram de eventos diversos, desde missas, celebrações, até momentos culturais e visitas à bairros carentes e instituições que trabalham com idosos e dependentes químicos. Conheceram um pouco da nossa história local, da nossa cultura e também nos ensinaram sobre seus países. Aprendemos sobre suas danças, suas tradições, seu modo de viver e conversamos sobre como testemunhar a fé em situações aonde há, ainda, algum tipo de perseguição, como na Rússia. 

A comunicação foi facilitada pela equipe de tradutores (Inglês e Espanhol), mas, em vários momentos, conseguíamos nos comunicar com gestos, sorrisos e olhares. O que vivemos em Barbacena foi um verdadeiro Pentecostes, onde o Espírito Santo nos impulsionava a cada instante, abria-nos os corações e os sentidos para que pudéssemos vivenciar, experimentar o verdadeiro amor de Deus nas mais diversas línguas e dialetos.

Hoje, transcrevo o depoimento de Yelena Sheetova. Ela veio ao Brasil com seu marido, ainda em lua de mel. Viveram uma situação inusitada em Barbacena que poderia ter deixado alguma marca negativa no casal. Mas aconteceu o contrário. Após a JMJ, Yelena, que estuda no Instituto Latino-americano em Moscou, veio fazer intercâmbio no Brasil e reside no Rio de Janeiro desde fevereiro. Lá, continua participando das celebrações na mesma igreja que acolheu o seu grupo durante a JMJ. Segue o depoimento escrito por ela, sem tradução nem correção (ela já fala Português perfeito!):



Yelena e seu marido - arquivo pessoal


Um ano atrás eu vim ao Brasil com os meus amigos russos. JMJ no Brasil me ajudou a descobrir um mundo totalmente deferente. As pessoas abriram para nós os braços deles e deram hospitalidade verdadeiro com muito carinho. Esse carinho deixou comigo e eu quis depois dar o aos outras! O Brasil me presenteou um julho inesquecível e os brasileiros me deram as emoções incríveis, muitos novos amigos com quem eu tenho amizade até hoje. Barbacena ficou minha segunda casa e quando eu voltei ao Brasil eu visitei os meus amigos de Barbacena. Eu entendi que tudo que Deus nós da é para ajudar nos a escolher o próprio caminho. JMJ no Brasil me inspirou para aprender língua portuguesa e escolher o meu. Agora estou escrevendo minha teses de doutorado sobre o Brasil e faço intercâmbio na UERJ no Rio.

Yelena Sheetova
integrante da delegação da Rússia,
atualmente doutoranda em intercâmbio no Rio de Janeiro


Débora Ireno Dias

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM