domingo, 13 de julho de 2014

"MOSTRA TUA FORÇA, BRASIL"




Crédito: coisadesanto.com

Acabou! Estou aqui de novo, após quatro anos, falando de mais uma derrota da seleção brasileira. Há quatro anos, eu falava que tínhamos perdido, mas que a vida continuava, que precisávamos voltar a atenção para os problemas sociais e afins que temos para resolver e que vão muito além de uma copa FIFA.


Mudou alguma coisa? Acredito que pouca coisa. Há um ano nossas ruas pipocavam de protestos (refiro-me aos pacíficos) por dias melhores, por condições melhores de vida/trabalho/saúde/educação. E o que melhorou? 


A auto-estima do brasileiro melhorou! Aos poucos, à medida que a seleção canarinho ia avançando no mundial, à medida que a mídia – sempre ela – mostrava um País lotado de turistas se divertindo, sendo bem acolhidos pelos brasileiros e nos elogiando, íamos nos deixando levar e contagiar pelo futebol. Algumas das incertezas e quase todas as certezas negativas a respeito da realização do mundial no Brasil foram por água abaixo e o que se viu e ainda se vê é um povo feliz. Somos felizes! Da mesma forma que a seleção brasileira, felizes! Quem viu a seleção chegar ao Mineirão? Batucada, pagode, risos, alegria. Auto-confiança!


E aí o inesperado aconteceu! A disciplina alemã falou mais alto, a frieza certa na hora certa, o jeito sério e educado de ser, aliado à técnica e à forma como se prepararam fisicamente para este mundial fez com que nossa alegria virasse uma imensa humilhação futibolística. E a humilhação veio não por conta da derrota, mas pela forma como aconteceu a derrota, sem tentar vencer! 


Que o episódio da derrota para a Alemanha nos ajude a refletir sobre como temos nos preparado para as grandes decisões, para os momentos importantes e aqueles imperceptíveis de nossa vida. Auto-confiantes demais? Com disciplina, educação e técnica? Aliando auto-confiança com disciplina? Não importa se perdermos, mas importa se perdermos sem ao menos tentar vencer a batalha. E para isso precisa-se de técnica, estudo, educação, saúde, informação, auto-estima, alegria e todos os demais ingredientes  para que, a cada dia, sejamos um povo além de batalhador, vencedor.


“Mostra a tua força, Brasil”, porque o segundo tempo está apenas começando. E este não vale uma taça simplesmente, e sim uma vida melhor para cada brasileiro!
 Débora Ireno Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM