sábado, 26 de julho de 2014

SER AVÔ É UM APRENDIZADO


Arquivo pessoal



Ladislau Ireno Filho
Um constante aprendizado. No relacionamento com os netos a gente vai redescobrindo valores esquecidos, arquivados nos fundões da memória. Ao contato com eles, as lembranças emergem. A gente se torna criança de novo, renova-se, ou seja, eles renovam a gente, motivando e estimulando-nos a viver. A cada dia o neto tem sempre algo novo a nos revelar. O olhar, o primeiro sorriso, o engatinhar e a gente engatinhando junto com ele como se fosse criança também, os primeiros passos, as primeiras palavras e outras surpresas mais, tudo isso levando-nos a outra fase de nossa vida, escondida no passado: o relacionamento com nossos filhos, hoje pais. Isso provoca em nós certos questionamentos. Quando nos tornamos avós, temos a oportunidade de sermos melhores, de fazermos pelos netos algo a mais do que fizemos por nossos filhos. É aí que mora o perigo! Costuma-se dizer que os avós estragam os netos. Claro que nem sempre isso acontece, mas o perigo existe: aquele doce fora de hora, as concessões não feitas aos nossos filhos...Mas, a bem da verdade, a presença dos avós nos momentos oportunos, com a sua experiência,  é necessária para a estabilidade da família.
Falando por mim, a verdade é que é bom demais ser avô! Reviver os momentos felizes vividos com os filhos. Brincar com eles como se eu fosse criança também. Há poucos dias, ao assistir ao “Presente de Vô”, do Ponto de Partida, a gente viveu a experiência de ser criança de novo, revivendo os momentos felizes escondidos no passado. Foi gratificante!
Com o nascimento dos netos, isso acontece de fato e é real! A festa  da vida se renova, pois a vida é uma festa e uma festa sem crianças é como um jardim sem flores. Uma criança é algo mais que uma flor. É sorriso, é choro, é sensibilidade, peraltices e alegria pura. É a presença de Deus na vida da gente. Para alegria e felicidade de nós, avós, que venham os netos ao jardim de nossas vidas!
Hoje, dia 26 de julho, Dia dos Avós, comemoramos São Joaquim e Sant’Ana, pois de Nossa Senhora e avós de Jesus. Que eles nos ajudem nos cuidados com nossos netos e não nos deixem estraga-los com os excessos de cuidados.
Parabéns, paz e saúde a todos os avós!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM