quarta-feira, 23 de julho de 2014

#1ANOJMJRIO - O ROSTO DE DEUS NA JUVENTUDE



Hoje, 23 de julho, completa-se o 1 ano da JMJ Rio 2013. O que aprendemos? O que vivenciamos? O que levaremos para a vida toda? Qual o chamado de Deus para nós, jovens (e alguns já não tão jovens, mas que ali estiveram) a partir da JMJ? 

Hoje, seguem os depoimentos de Padre Euder, que juntamente comigo, coordenou a Delegação Região Mariana Sul e também os trabalhos da Semana Missionária aqui em Barbacena. Carol Campos foi uma das responsáveis pela tradução durante a Semana Missionária e Amanda Teixeira foi à JMJ/Madri e, no Rio, teve a responsabilidade de acolher o Papa Francisco. Vale a pena ler e reviver os momentos JMJ/RIO 2013!

Pe Euder Monteiro - arquivo pessoal
Após um ano da Jornada Mundial da Juventude o que posso dizer senão que de verdade estou até hoje refletindo a beleza do rosto jovem da Igreja e como tivemos a graça de, na Semana Missionária em Barbacena - MG, fazer uma experiência única de convivência com russos e chilenos de uma maneira tal que quando os mesmos partiram deixaram muito de si em nós e o mesmo, penso eu, deixamos muito de nós neles. Vendo algumas fotos do ocorrido no ano passado (Semana Missionária e Jornada Mundial da Juventude) às vezes me parece que tudo não passou de um lindo sonho porque foi algo tão bonito que me fez pensar muito em Deus: um sonho com Deus... Ele tinha o rosto da nossa juventude alegre mesmo que marcada pelos seus desafios próprios de suas culturas. Ele se alegrava porque a presença jovem na Igreja fazia feliz também os mais velhos que olhavam para eles com esperança. Barbacena viu isso acontecendo. O Rio de Janeiro também. Não fico só na saudade do ano que passou, mas na esperança do que ainda nos aguarda na construção do Reino de Deus. 
Pe. Euder Monteiro
Coordenador da Semana Missionária/Barbacena e
delegação Região Marina Sul/JMJ
Vigário Geral Paróquia N. Sra. Piedade/Barbacena



Carol Campos - arquivo pessoal
A JMJ foi a realização do (im)possível. Fomos amigos, dividimos e nos apoiamos em situações de crise, superamos limitações. Torre de Babel? Não, Pentecostes. Choramos por lembranças, saudades, emoção e consciência de que tantos desejariam estar ali. Como Jesus e os queridos Franciscos, devemos viver os frutos da Jornada no dia a dia: partilhar, compreender, ser luz e viver o amor. O que mudou em um ano? A gratidão pelos presentes de Deus: família, amigos, emprego novo, um namoro abençoado... e a certeza de como somos pequenos diante do universo, mas que como formiguinhas, unidas, podemos dar o primeiro passo para mudar. 
Carol Campos
integrante da delegação Região Mariana Sul/JMJ 
cantora na Banda Sagrada Face 

Amanda no palco central da JMJ, para acolher o Papa Francisco (arquivo pessoal)

A JMJ 2013, faz parte dos meus dias, minhas vitórias, conquistas, meus medos, mas acima de tudo pela vontade que tenho a cada dia, de querer sempre mais, buscar Cristo e poder levá-lo a tantos que ainda não O conhecem! Descrever esses dias maravilhosos é uma tarefa difícil, mas peço que, ao imaginarem o que eu penso dessa  Jornada, olhem no sorriso e no brilho dos olhos de cada um desses jovens do mundo todo, que assim como eu puderam sentir em seus corações que são verdadeiros Discípulos Missionários!
      Obrigada

  Amanda Simone Teixeira
atuante na Paróquia São Sebastião e 
Sociedade São Vicente de Paulo

Débora Ireno Dias
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM