terça-feira, 15 de julho de 2014

A MISSÃO DO CRISTÃO LEIGO NA IGREJA DE HOJE

Crédito: www.pracadesales.wordpress.com


Ao receber o sacramento do Batismo o cristão assume a vocação de viver a serviço do Reino de Deus. Antes do Concílio Vaticano II a participação do leigo na Igreja era predominantemente passiva. Após o Concílio Vaticano II, o leigo assume papel relevante ao lado dos sacerdotes e religiosos.
A criança, o jovem, o adulto e o idoso têm uma importante missão na igreja. Cada um deve assumir papel ativo na comunidade paroquial, célula básica da Igreja Católica Apostólica Romana, cujo representante de Cristo e líder atual é o Papa Francisco. Atuar em pastorais e movimentos da comunidade é essencial para, na convivência com as diferenças desenvolver o aprendizado fraterno e missionário em prol da salvação individual e comunitária.
 Como ser um leigo verdadeiramente missionário, fermento no mundo que hoje apresenta inúmeros desafios contrários a mensagem de Jesus Cristo?
O leigo deve nutrir sua vida diária pela leitura e vivência da Palavra de Deus e pelo sacramento da Eucaristia. Assim reunirá forças e graças sob as luzes do Espírito Santo para vencer os espinhos que se encontram na família, no trabalho, na escola, na política, na cultura, nos sindicatos, nos meios de comunicação, nos movimentos e pastorais da Igreja. 
O papel do leigo é amplo, não se resume em ficar diariamente no templo, mas em ser luz e sal em todos os espaços de vivência. Quando o leigo assume atitude de ser outro Cristo na vida cotidiana, o Reino de Deus se manifesta. O grande desafio é acolher e viver a missão de filho de Deus que busca trazer cada irmão excluído para o rebanho do Senhor Jesus!
Marina Lúcia de Cerqueira Marinho Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM