Padre Evaldo César de Souza,
diretor executivo do portal A12.com, estará presente no 2º Seminário
Jovens Comunicadores e 4º Encontro Nacional da Pascom, que acontece de
24 a 27 de julho em Aparecida (SP). Lá, ele participará de debates sobre
Convergência Midiática nos dias de hoje, e nos conta sobre o que
significa este conceito e como o jovem pode encontrar e propagar a
mensagem do evangelho nesse cenário.
O padre ressalta que a atual realidade das mídias exige criatividade
constante de quem evangeliza na rede e que é preciso agir com ousadia,
assim como foram os apóstolos no tempo de Jesus. Confira a entrevista:
O senhor participará de seminários sobre Convergência
Midiática durante o evento. O que se entende por Convergência Midiática e
como a Igreja está inserida nesse contexto?
O conceito de convergência midiática, atribuído a Jerkins, um teórico
da comunicação,nada mais é do que a reflexão sobre o momento da
comunicação atual, onde as plataformas de comunicação estão ligadas
entre si e se complementam, sem no entanto perder a individualidade. A
convergência é a disposição dos mesmos conteúdos de informação em
diversas locais de acesso, sendo que eles podem ser exclusivos e
complementares, tudo ao mesmo tempo. Com isso, já percebemos como é
muito mais complexo fazer comunicação hoje em dia, já que todo conteúdo
deve ser pensado para ser proposto em todas as plataformas possíveis de
comunicação. Nesse cenário, a Igreja segue aprendendo, é aluna
interessada da nova ambiência da comunicação, mas precisa ainda
integrar-se muito no mundo que vive e respira comunicação e mídia!
Hoje em dia a juventude está conectada ao mesmo tempo em
diversas mídias por meios de diversos dispositivos. Na sua opinião, em
meio a tanta informação, vinda de todos os lados, como a mensagem do
evangelho pode ser propagada?
O mundo onde estamos mergulhados numa ambiência midiática exige da
Igreja criatividade constante. No começo da Igreja os apóstolos foram
ousados, e usando de todos os recursos disponíveis, se dispuseram a
pregar o evangelho a toda criatura. Os tempos mudaram, mas o Evangelho é
o mesmo, por isso, é necessário e desejável que ele seja dito,
proclamado, ensinado pelos meios modernos da comunicação. O desafio,
repito, não é tanto usar os meios, as plataformas atuais, como celulares
e tablets, mas é adaptar, sem macular, a mensagem de amor e conversão
do Evangelho de Jesus!
Como o jovem pode aproveitar as novas tecnologias para estar em comunhão com Deus?
Os jovens são naturalmente ávidos de novidades. O que mais faz
sucesso hoje, entre a juventude, é justamente a rapidez com que novas
ideias aparecem nos meios de comunicação. Complete-se essa ideia com a
tendência do entretenimento e ludicidade da vida. O jovem gosta de
divertir-se, dar risada, ele partilha aquilo que o faz sentir-se bem.
Nesse sentido, o desafio é fazer o jovem chegar em nosso conteúdo,
disponível nos meios de comunicação. O jovem vai procurar o Evangelho,
Jesus, e sentido de vida nos meios de comunicação, mas só vai se sentir
abraçado se ele ver naquela mensagem algo que o toque sentimentalmente,
interiormente. O jovem de hoje não quer tantos discursos, quer afeto,
presença, sentido de pertença. Quando fizermos uma comunicação que
atinja esses objetivos chegaremos com mais intensidade no coração dos
jovens.
Por: Natália Pereira
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