domingo, 22 de junho de 2014

"RECEBEI O ESPÍRITO SANTO"



Na noite de sábado, 21, a Família Paroquial de São Sebastião acolheu 97 jovens crismandos e seus padrinhos e familiares para a celebração onde receberam o Sacramento da Crisma. Presidida por Monsenhor Celso - vigário geral da Arquidiocese de Mariana, a Santa Missa contou ainda com a participação de Padre Mauro e o seminarista Rodrigo Arthur. 

Na homilia, Monsenhor Celso dirigiu-se aos crismandos falando-lhes da responsabilidade que estavam assumindo, pois a partir da Crisma, eles se tornam mais presentes na comunidade de fé.

"O Espírito Santo é dom, é presente do Cristo  Ressuscitado. Jesus se apresenta aos apóstolos e lhes sobre o Espírito Santo. Este sopro do Ressuscitado nos remete ao Gênesis quando Deus soprou sobre o homem e a mulher e lhes deu a vida. Jesus Ressuscitado sopra nos comunicando o Espírito Santo para que você, crismando, viva a vida nova. O Espírito Santo é movimento, dinamismo, é a própria graça divina, o amor do Pai e do Filho. Hoje você recebe este grande presente de Jesus Cristo e Ele quer que a vida de cada um de vocês seja uma vida pacificada, que valha a pena. No Sacramento da Confirmação, vocês, crismandos, recebem esta saudação - "a paz esteja com você" - lembrando que Jesus quer que vocês recebam esta vida nova. Ao comunicar o Espírito Santo, Ele envia os discípulos em missão e vocês hoje recebem este envio missionário de Jesus. Pela Crisma recebemos o amor de Deus que nos convoca e nos envia. Jesus nos envia para ser sinal do Seu amor, ser sinal de um mundo renovado com projeto do amor de Deus. Que vocês tenham a certeza de que Deus os ama e aprendam a colocar a vida a serviço. A nossa felicidade depende da nossa capacidade de ser presença na vida do outro, de criar um espaço de família onde estamos inseridos. Jesus conta com vocês. Através de cada um, o Pentecostes deve continuar acontecendo na vida das pessoas. Nós recebemos os dons do Espírito Santo para sermos capazes de anunciar Jesus. Tornar possível que cada pessoa entenda a mensagem de Jesus Cristo em sua própria língua. Devemos comunicar Jesus com nossa vida e nossas atitudes. Quantos dons e carismas Deus coloca no coração de cada um de nós e pelo Sacramento da Crisma devemos multiplicar, colocar a serviço, enriquecer a vida das pessoas. O cristão deve fazer a diferença aonde quer que esteja. Crismandos, façam multiplicar toda a graça que Deus colocou em seu coração. Busque a honestidade, a participação crítica e produtiva na sociedade condizente com os planos de Deus. Devemos nós, adultos, apoiar os jovens crismandos na caminhada, com presença e exemplo para que eles sejam cada vez mais envolvidos na Igreja, na comunidade e sejam sinais de Deus aonde quer que estejam inseridos. Vivamos com os crismandos este Pentecostes!"

Após a homilia, procedeu-se a renovação das promessas do Batismo e a imposição das mãos sobre os crismandos.












Colaboração: Débora Ireno Dias (texto)
Eliane Martin (fotos)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM