terça-feira, 24 de junho de 2014

Pastoral da Sobriedade define compromissos e elege nova coordenação



Pe. Euder Monteiro conduziu os trabalhos da I Assembleia da Pastoral da Sobriedade
Pe. Euder Monteiro conduziu os trabalhos da I Assembleia da Pastoral da Sobriedade

A Pastoral da Sobriedade da arquidiocese de Mariana definiu como suas ações prioritárias o fortalecimento dos grupos de autoajuda e a divulgação da Pastoral nos vários meios de comunicação da arquidiocese. A pastoral quer também agir de forma integrada com as pastorais das paróquias e apresentar-se às Casas de Recuperação com vistas criar parcerias para ajudar os que aí são acolhidos.

Os compromissos foram definidos e assumidos neste sábado, 21, durante a I Assembleia da Pastoral da Sobriedade, que reuniu 42 agentes no Centro Arquidiocesano de Pastoral, em Mariana. Uma Carta-compromisso divulgada no final do encontro explica o que é a Pastoral e conta como foi a Assembleia.

“Frisamos que a Pastoral da Sobriedade é uma ação concreta da Igreja que evangeliza pela busca da sobriedade como modo de vida e pela terapia do amor trata todo e qualquer tipo de dependência”, diz um dos trechos da Carta. “Pedimos a todos os fiéis e agentes das diversas pastorais de nossa Arquidiocese, especialmente, às Pastorais Sociais, da Catequese, da Família e da Juventude, que nos ajudem a espalhar a causa da sobriedade”, insiste a Carta.

Segundo o assessor arquidiocesano da Pastoral da Sobriedade, padre Euder Monteiro, que conduziu os trabalhos da Assembleia, a Carta será enviada a todas as paróquias e agentes de pastoral da arquidiocese, “manifestando o propósito da pastoral de fazer o caminho juntos”.

Nova coordenação
A Assembleia escolheu também a nova coordenação arquidiocesana da Pastoral. Maria Cristina da Silva Alves, da paróquia Sant’Ana, de Antônio Carlos (MG), foi eleita Coordenadora Arquidiocesana; Ângela Carvalho Campos Costa, da paróquia Nossa Senhora da Piedade, de Barbacena MG), é a nova secretária e Alexandre Barreto Alves, da paróquia de Sant’Ana, de Antônio Carlos (MG), assume a tesouraria.

Para coordenar a Região Oeste foi eleito Admilson Ribeiro de Moura, da paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Congonhas (MG); A Região Sul terá a coordenação de Suelen Fernandes da Silva, da paróquia de Sant’Ana, de Antônio Carlos MG) e a Região Norte será coordenada pelo Vicente Eustáquio dos Santos, da paróquia Cristo Rei, de Ouro Preto MG).

Apoio do arcebispo
O arcebispo de Mariana, dom Geraldo Lyrio Rocha, prestigiou a assembleia e ressaltou a importância da pastoral da sobriedade para a arquidiocese. “Este é um dia para ser guardado na história da arquidiocese, na história da Pastoral da Sobriedade”, disse. “A droga sufoca o que há de bom na vida da pessoa, mas não mata, porque o que há de bom não morre, mas precisa ser despertado. Para dizer não às drogas é necessário dizer sim à vida, sim ao amor, sim aos outros, sim à educação, sim ao trabalho, sim a mais fontes de trabalho”, destacou o arcebispo citando o papa Francisco.

A assembleia contou, ainda, com a assessoria do coordenador arquidiocesano da Dimensão Sociopolitica, padre Marcelo Santiago, que falou sobre o “Ano da escuta dos afastados” proposto pelo Projeto Arquidiocesano de Evangelização (PAE). Já Virgínia Socorro, agente da Pastoral do Grupo de Autoajuda de Congonhas, apresentou a história da Pastoral no Brasil e na arquidiocese de Mariana. O diácono D’Artagnan Barcelos e o coordenador arquidiocesano de Pastoral, padre Geraldo Martins, também passaram pela Assembleia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM