quinta-feira, 19 de junho de 2014

3º DIA DO TRÍDUO EUCARÍSTICO

O terceiro dia do Tríduo de Corpus Christi aconteceu neste dia 18 de junho, com a celebração eucarística, às 19h30, na Comunidade São Domingos de Gusmão, presidida pelo Padre Edmar José da Silva, diretor do Seminário de Filosofia da Arquidiocese de Mariana. Estavam presentes também na celebração os seminaristas Rodrigo Artur, Bruno Santos e Gregory Rial.

Rodrigo acolheu o Padre Edmar em nome da Comunidade, no início da celebração. A reflexão do tema do dia foi feita por Irmã Márcia, da Congregação Filhas da Caridade. A mesma nos levou a refletir sobre os três aspectos do Evangelho, que são a relação com o próximo, com Deus e com nós mesmos. Citou o Papa Francisco dizendo que "a Eucaristia não é um prêmio para os perfeitos, mas sim um alimento para os fracos". O encontro eucarístico é para todos, as portas da Igreja abertas a todos, sem distinção. A Eucaristia é a vida da Igreja; não existe Igreja sem Eucaristia. 

Após a reflexão feita por Irmã Márcia, Padre Edmar também nos deixou sua reflexão, dizendo-nos que quando Jesus se reuniu pela última vez com seus discípulos lhes deixou como herança o mandamento maior que é "amar ao próximo como a ti mesmo", e deixou para nós a herança maior que é Ele mesmo na sagrada eucaristia. O primeiro alimento que recebemos na celebração eucarística é o alimento da Palavra; devemos abrir nosso coração para receber esse alimento. Depois recebemos o alimento do corpo e sangue de Cristo. Todos nós precisamos do alimento da Palavra e do alimento do Corpo e Sangue de Cristo. 

Ao final da celebração, Rodrigo novamente agradeceu ao Padre Edmar, aos Seminaristas presentes, ao grupo de canto, aos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística, aos Irmãos do Santíssimo e a todos os presentes. Encerramos assim esse Tríduo em preparação para a Solenidade do Santíssimo corpo e sangue de Cristo na Família Paroquial de São Sebastião.
Colaboraram: Niuzeth Matos e Cleusa Cruz
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM