sábado, 14 de junho de 2014

REFLEXÕES A RESPEITO DO NOSSO "PAÍS DE CHUTEIRAS"

Dom Anuar Battisti faz-nos refletir sobre o verde-amarelo que usamos nestes dias e quais as nossas lutas por um Brasil mais justo.



   Um Brasil de fé e de chuteiras 
 
"Quem te viu e quem te vê", velho chavão que hoje podemos aplicar ao período chamado da Copa do Mundo no Brasil. Nunca se viu tanta bandeira, tantos símbolos pátrios, tanto verde e amarelo como agora. Será que seríamos capazes de expor os símbolos pátrios com a mesma garra, em tempos de inflação, em tempos de baixa estima política, em tempos de corrupção e gritar "eu te amo meu Brasil, eu te amo, mais que o futebol, mais que um mundial ou as olimpíadas que vêm aí"?

Eu te amo minha pátria e por ti dou a minha vida. Como dizia o literato Rui Barbosa: "A pátria é a família ampliada."

Parece impossível ficar indiferente num momento tão bonito como a Copa do Mundo. Com certeza o sangue ferve, as emoções tomam conta da razão. Porém as emoções passam, o sangue volta a circular normalmente e o que fica é o gosto da vitória ou o amargo sabor da derrota.

Um Brasil de chuteiras passa e passa rápido. O verde e o amarelo vão continuar, na luta e no suor em garantir o pão nas mesas de cada dia. "Quando olho para o meu Brasil, posso ver um pedacinho de mim em cada cidadão. Eles são o que eu sou, e dividem o mesmo amor que eu divido, o amor do Brasil." (Jean Lacerda)

Todos nós brasileiros e brasileiras vibramos pela seleção na disputa pela bola e o balançar das redes, acompanhados do grito amarrado na garganta, da vitória final. Porém, vamos vibrar e gritar também a vitória, quando seremos cuidados em hospitais de qualidade, com profissionais da saúde cuidando da vida como se cuida de um viveiro de orquídeas.

Vamos soltar gritos de campeões quando a educação for prioridade e os professores serem remunerados dignamente. Vamos sair pelas ruas empunhando bandeiras, quando os pobres e excluídos forem tratados com dignidade. Vamos mostrar o nosso patriotismo, não só cantando o hino nacional, em festas e inaugurações, mas fazer dele um programa de vida e de compromisso.

"A beleza brasileira pode ser vista nas pequenas coisas que habitam nosso lar. Nos sorrisos, na luta, na força e na persistência. Ser brasileiro é isso, é nunca desistir, é sempre ser feliz mesmo por baixo de um temporal" (Jean Lacerda).

Vamos aproveitar a Copa do Mundo para amar ainda mais o nosso Brasil e promover a solidariedade e o cuidado com os mais necessitados. Vejamos o que o Papa Francisco nos diz: "O dinheiro dever servir, e não governar! O Papa ama a todos, ricos e pobres, mas tem obrigação, em nome de Cristo, de lembrar que os ricos devem ajudar os pobres, respeitá-los e promove-los. Exorto-vos a uma solidariedade desinteressada e a um regresso da economia e das finanças a uma ética propícia ao ser humano" (Papa Francisco).

Jamais desistir, nunca retroceder, buscar sempre, acreditar no melhor e jamais sentir-se sozinhos. A Pátria somos nós, a bandeira é o que nos une, no verde da esperança que não morre, no amarelo do ouro que brilha com o pão e a casa para todos, no azul do céu de brigadeiro que nos mostra o destino onde queremos e podemos chegar, nas estrelas formando a cruz no firmamento, indicando que ela é que dá sentido no caminho da vida. O Brasil com chuteira ou não, o gol da vitória depende de cada um de nós, em um mundial que terminará na eternidade.

Vamos torcer pela nossa seleção e vamos rezar para que também possamos vencer as nossas copas cotidianas desse país que precisa passar por uma grande transformação ética. E isso passa por mim, por você. Não se trata de cobrar e criticar apenas os políticos. A busca pela vitória ética passa, inclusive, pelos setores privados, pelas famílias, por você. Que Deus nos abençoe. Boa semana e boa Copa!

Dom Anuar Battisti
Arcebispo de Maringá (PR)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM