segunda-feira, 30 de junho de 2014

SOLENIDADE DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO - COMUNIDADE SÃO SEBASTIÃO


Na noite de ontem tivemos a felicidade de rever nosso querido Padre Eliseu, que presidiu a Solenidade de São Pedro e São Paulo.
Em reflexão à luz da palavra, Padre Eliseu nos deixa a seguinte mensagem, diante destes dois grandes apóstolos, que viveram intensamente suas vidas a serviço de Cristo. " Hoje a nossa igreja celebra a festa destes dois grandes apóstolos, nós dizemos que são duas grandes colunas da nossa Igreja.  De um lado Pedro, aquele que representa a hierarquia, a organização e a instituição da nossa Igreja e Paulo, aquele que nos lembra o carisma e  o Espírito Missionário. Quando olhamos a vida de Pedro, aquele que mostra uma grande fidelidade, firmeza de fé, e amor para com o seu mestre, um home cheio de zelo e entusiasmo, que assim como nós, se mostra fraco diante das dificuldades. Mas mesmo nessa fragilidade humana, Pedro é surpreendido pelo Mestre para ser chefe dos apóstolos. Assim como nós, nas nossas fraquezas, nas nossas fragilidades e imperfeições, Cristo não desiste de nós, assim como não desistiu de Pedro. Na nossa pequenez, Deus é capaz de trabalhar, Ele conta com cada um de nós.
      Do outro lado temos o carismático Paulo, que se chamava Saulo, que significa grande, e quando ele experimenta a conversão a caminho de damasco, diante de sua queda do cavalo, realmente ele transforma radicalmente sua vida e por isso, passou a se chamar Paulo, que significa pequeno, servo. O encontro verdadeiro com o Cristo, modifica a sua vida, um homem que defendia o judaísmo, era um grande perseguidor dos cristão, a partir de sua conversão passa então a ser perseguido, mas usou toda a sua inteligência a serviço de Cristo, por isto se tornou, na história do cristianismo o maior missionário que a Igreja já viu, chamado Apóstolo dos Gentios, porque levou a mensagem de Cristo sobretudo as populações fora de Israel, aos pagãos, aos gregos e romanos e não-judeus, levando a mensagem da Boa Nova de Jesus. E pede para que o sofrimento de Cristo seja completado nele, 'aí de mim se não evangelizar'. 
     Amados irmãos e irmãs, nesta solenidade onde celebramos estes grandes nomes, precisamos tê-los como modelos na nossa caminhada de fé, no nosso seguimento à Cristo, precisamos de fato aprender a amar a deus, amar o seu reino, amar a sua proposta, não só com palavras, sobretudo com nosso testemunho e em nossa vida. Transformando essa realidade de sofrimento em esperança, solidariedade e alegria. Os dois apóstolos doaram toda a sua vida pelo bem do Reino e nós também devemos doar  a nossa vida, nos dedicar as coisas do Senhor, sermos fieis mesmos nos momentos de provação, nos desafios que a vida vai nos colocando, da cruz que nós carregamos, na missão que Deus nos confiou. Sermos fieis à nossa Igreja, fieis àquilo que ela nos ensina, assim como o Papa Francisco por quem rezamos também esta noite, que ele continue com muita força, muita ousadia e coragem frente à nossa Igreja. E sobretudo que nós possamos crescer nossa intimidade com Jesus Cristo, tendo a mesma atitude de Pedro, dizer as mesmas palavras que ele disse: ' Tu és o Cristo o Filho de Deus vivo'. E  refletir sobre o que isso muda em nossa caminhada, nos perguntar? O quê isso muda em mim, no meu jeito de seguir o Senhor?  E encerra sua homilia nos deixando a seguinte pergunta: " Na luz desta palavra Jesus pergunta a cada um de nós: "Quem sou Eu para vocês? Deixe esta pergunta entrar no fundo do seu coração. E perceber quais são as consequências desta resposta de Pedro e da resposta que iremos apresentar a Cristo.











Colaboração: Texto e fotos: Marcilea


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM