quarta-feira, 4 de junho de 2014

O PAI SABE DE TUDO

Débora Ireno Dias

Dias atrás, assisti a um programa de TV cujo objetivo é ajudar mulheres que se vestem mal a serem mais elegantes. A vítima é entregue por algum familiar e/ou amigo a uma equipe de consultores. No episódio a que assisti, uma garota de 26 anos, mãe solteira, garçonete, vestia-se de uma forma nada apropriada para o local de trabalho nem para andar com a filha de 2 anos. Assim, seu pai, sua irmã e uma consultora levaram-na para a transformação. Cada um apresentou uma coleção de moda e estilo de cabelo que a garota depois teria que escolher como seu novo estilo (quem tinha apresentado esse ou aquele tipo de roupa só seria revelado depois da escolha feita pela garota). Ao final, o tipo de roupa e corte de cabelo escolhidos foi o apresentado pelo pai, com roupas mais elegantes, sem rasgos e alfinetes como antes. A emoção entre pai e filha foi grande. E eu me pus a pensar...

Quantas vezes nosso pai – aqui vou me apegar à figura paterna mesmo, aquele pai que se faz presente na vida diária dos filhos – nos diz para fazer isso ou aquilo, para não andar por tal lugar, para usar ou não tal roupa, para economizar dinheiro e estudar mais. Quantas vezes achamos isso certa “caretice”, invasão de privacidade, conselhos desnecessários, afinal, a vida é nossa e – principalmente na adolescência e início da juventude, talvez até na idade adulta – temos a certeza de que estamos fazendo o caminho certo, as escolhas certas.

No episódio relatado, o pai falou chorando à filha que ela era linda e não precisava se expor daquela forma. E quando ele escolhia a coleção de roupa para ela, dizia que a queria ver vestida como princesa, moderna e linda, porque era isso que a filha merecia. Muitas vezes, nosso pai nos quer ver assim, lindos, modernos, reis e rainhas, bem sucedidos na vida, tendo tranquilidade para realizar nossos projetos. E muitas vezes “quebramos a cara” porque não damos ouvido àquele que nos quer bem!

Meu pensamento me levou a imaginar o quanto, talvez, algumas situações minhas seriam mais fáceis ou menos complicadas se eu tivesse escutado meu pai. E talvez você que me lê pense o mesmo. Mas ainda há tempo de escutá-lo, de entendê-lo e fazer o que lhe foi pedido, que lhe foi aconselhado. Afinal, o pai sabe tudo a nosso respeito! Só quer o nosso bem!

E o que dizer então do Pai que está no céu? Ah, este vive nos dizendo, mostrando, conversando, indicando o que devemos fazer, por onde devemos caminhar. E tal qual o pai terreno, muitas vezes O ignoramos. Mas ainda há tempo para escutá-Lo e mudar o rumo, a direção e andar por um caminho mais certo. Afinal, o Pai do Céu sabe tudo o que é melhor para cada um dos seus filhos, inclusive os pais da terra...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM