terça-feira, 10 de junho de 2014

SOLENIDADE DE PENTECOSTES - MATRIZ DE SÃO SEBASTIÃO


       Na manhã do domingo, 8 de junho, solenidade de Pentecostes, contamos com a presença do Padre Luiz Carlos, da Paróquia do Bom Pastor, que teve a alegria de batizar 8 crianças em nossa comunidade. Á noite, Padre Mauro Lúcio nos levou a refletir através das belíssimas leituras desta solenidade. Nos deixando a seguinte mensagem: " Celebramos a Solenidade de Pentecostes, o nascimento, ou despertar da Igreja. A partir do momento em que Jesus disse aos discípulos: ”Como o Pai me enviou, também eu vos envio.” Arrebentavam-se naquele momento, as amarras que prendiam o anúncio do evangelho. E aqueles homens que a princípio eram medrosos, tornaram-se encorajados a acolher o anúncio, o envio de Jesus, e saíram por todas as regiões pregando a Palavra de Deus, a pessoa de Jesus vivo, ressuscitado, presente no meio de nós.
          Queridos irmãos e irmãs, ao lermos este evangelho, nós nos transportamos no tempo, e nos identificamos com os discípulos de Jesus, e como eles, temos nós alguns medos. Às vezes preferimos ficar trancados, acomodados, à sair para evangelizar. Nós preferimos as vezes em nossas reuniões exaustivas que não chegam a lugar nenhum, a ir ao encontro dos mais pobres, dos sofridos, e marginalizados.
          Os discípulos estavam trancados por medo, nós as vezes ficamos parados no comodismo, por buscarmos sempre o caminho mais fácil, por buscarmos um trabalho que não nos incomode, que não nos questione, que não nos desestabilize, infelizmente somos muito acomodados. As vezes nos contemplamos com igrejas cheias, mas as vezes somos uma igreja cheia sem a presença de Jesus no meio de nós.
Será que ainda não percebemos que no meio de nós está o Cristo vivo, ressuscitado, aquele que entregou a sua vida para nos salvar, para nos libertar de qualquer tipo de escravidão? As vezes preferimos a escravidão, preferimos o isolamento, buscamos uma religião mais light, buscamos uma igreja que me permita tudo, e quando ela contradiz o meu gosto, eu a chamo de arcaica, ultrapassada, não evoluiu, os tempos são outros mas o evangelho é o mesmo. Cristo é o mesmo ontem, hoje e sempre.
Portanto, nesta Solenidade de pentecostes, abramos o nosso coração para que os dons do Espírito Santo habite em nós, e mais do que habite em nós, nos transforme. É Preciso que esta graça de Deus que hoje nos visita na festa de Pentecostes, nos torne pessoas melhores. Sobretudo vencendo todo tipo de medo, de covardia, de desanimo, é preciso que nós igreja seja ela católica ou não, sejamos mais audaciosos, mais criativos, mais dedicados a nossa missão.
          Facilmente nos tornamos uma máquina, repetimos ações pastorais, repetimos coisas, e nos esquecendo de que fomos visitados com um dom: da ciência, do entendimento, da fortaleza, da sabedoria, para sermos sábios. Evangelizar, anunciar Jesus Cristo, não é apenas despejar palavras no ouvido do outro, sobretudo hoje com os avanços da tecnologia da informação, nós também precisamos avançar nos nossos métodos. Precisamos ser inteligentes para fazer o bem, usar dos nossos dons para apresentar Jesus Cristo e a sua proposta que não é uma proposta antiga mas é sempre atual: 'Eu vim para que todos tenham vida.' Por isso ele nos colocou neste mundo.
          Utilizemos os nossos dons para propagarmos o projeto de Jesus Cristo que é o caminho para a humanidade. Que a Celebração de hoje nos ajude a enxergar esta verdade. Que o Espírito Santo de Deus nos dê lucidez, dinamismo pastoral, e eclesial. Não para anunciarmos a nós mesmos, mas Jesus Cristo."














 






Colaboração: Texto: Ana Eliza - Fotos: Marciléa


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM